Opinião

A cultura do chá – Pipo Gurjão

Na Capadócia, terra de São Jorge, a experiência de assistir aos balões no final da tarde só é completa degustando amêndoas, frutas secas, azeitonas, saladas e queijos com uma boa dose de teína!

O chá preto é o que contém maior variedade de flavonóides e o mais usado na Turquia. Nas requisitadas lojas de tapetes dos souks, o comerciante vai te oferecer um feito na hora no Çaydanlik, seu consumo é fundamental para o bom entendimento das técnicas, materiais, desenhos e etnias dos tecelões.

Marrakesh esbanja charme no serviço, badejas de bronze lindamente esculpidas a mão, copos coloridos e música tradicional ao vivo são um plus às deslumbrantes vistas das coberturas dos Riads. Além das impecáveis vestimentas típicas, os garçons jogam o chá o mais alto possível e dançam, dando um show de destreza e simpatia!

Camelia Sinensis é o nome da planta! Mulheres Bengali fazendo a Colheita manual em Bangladesh. Lá a atividade emprega 4 milhões. O chá branco é feito das folhas mais jovens da planta e tem sabor mais leve e delicado, é também mais raro e mais caro.

Em Kyoto o Chadò ou cerimônia do chá é uma atividade complexa e serena que teve seu início no século XII e tem ligações com o Taoísmo e Zen Budismo. Lá se usa o matcha, ou chá verde em pó, versão mais rica em catequina. Kimonos, flores e cerâmicas completam a tradição. As regras de etiqueta e procedimentos são complexas e extensas. Para participar é preciso conhecer gestos e frases pré-definidos bem como saber se portar e servir.

No Cairo faz parte da cultura dos negócios, recusar um chá não é de boa educação. Quanto mais açúcar maior a intenção de agradar.

Londres, Fortnum e Mason. Na Inglaterra o uso do chá é atribuído a Catarina de Bragança. A princesa portuguesa casada com Charles II costumava fazer “tea parties” regadas a guloseimas, virou tradição. Os acompanhamentos clássicos são: mini sanduíches de pepino, bolos, scones, geleias, éclairs e macarons. O famoso horário das 5 da tarde foi instituído por Anna Maria Russel, sétima duquesa de Bedford. Para uma experiência sofisticada do chá inglês vá em um desses hotéis: Langham, Brown´s, Claridges, Madarin Oriental, The Dorchester e The Ritz.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS