Jornal Impresso

Teleorientação em parceria com a Prefeitura auxilia famílias com filhos na primeira infância

Helaine Oliveira

helaineoliveira@ootimista.com.br

Uma parceria entre o curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro (Unifametro) e a Prefeitura de Fortaleza (via Coordenadoria de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisa e Programas Especiais – COEPP, da Secretaria Municipal de Fortaleza) objetiva orientar, durante o período de isolamento social, pais e responsáveis no desenvolvimento da primeira infância de crianças de zero a 1 ano.
Antes da pandemia, o acompanhamento era feito presencialmente nos postos de saúde mas, com a covid-19, foi preciso reinventar esse atendimento.Por isso, a COEPP convidou a Unifametro a realizar teleorientações, feitas pelo telefone, para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos.
O projeto Vigilância do Desenvolvimento Infantil em Tempos de Covid-19 acontece de segunda à sexta-feira e o projeto atende toda Fortaleza. A ação teve início no dia 5 de maio e, até o momento, mais de 500 famílias com crianças abaixo de 1 ano de vida já receberam o atendimento, que é feito por 158 alunos do último ano de graduação em Enfermagem.
“O aluno checa os marcos do desenvolvimento: se a criança já está sentando sem apoio, brinca de esconde-achou etc. A partir disso, ele orienta como o familiar deve estimular a criança para que as habilidades sejam desenvolvidas de acordo com cada faixa etária”, explica a professora de Enfermagem da Unifametro, Arisa Almeida.
Para Arisa, além de ser um exercício profissional para os alunos, o projeto chama atenção para um tema importante, que é o desenvolvimento infantil na primeira infância. “O acompanhamento nessa faixa etária é parte fundamental do desenvolvimento humano, pois é de 0 a 3 anos de idade que a criança estabelece a arquitetura cerebral que lhe permitirá aprender, sentir, relacionar-se, comportar-se e desenvolver-se ao longo da vida”, ressalta a professora.

Ações em prol do meio ambiente

Hoje (5) é celebrado o Dia Mundial do Meio ambiente, e as marcas locais estão dando o recado nas ações em prol do ecossistema. O Mercadinhos São Luiz, por exemplo, foi pioneiro no programa “prateleira de Mercado Justo e Sustentável”, que conta com a parceria da Muda Meu Mundo, e tem como objetivo criar uma rede de mercado justo local e incentivar o consumo com propósito dentro dos supermercados, causando impacto na população rural.

Natura oferece mentoria para startups
A Natura, em parceria com a aceleradora B2Mamy, oferecerá encontros de mentoria para startups, por meio do Natura Startups e de seus mentores. Serão oferecidas 30 vagas na ação “NósJuntos”, sendo 40% para as startups que já são parceiras e 60% abertas, destinadas preferencialmente para negócios sociais, fundados por mulheres e de localidades diversas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de junho por meio do link https://forms.gle/cvbk5DKa49g9x4D56

Sem plásticos
A Sodiê Doces assumiu o compromisso de retirar os produtos plásticos em todas as suas lojas. A ideia, de acordo com a empresa, é que, até o final deste ano, sejam substituídos pratinhos, copos, garfos, mexedores de café e hamburgueiras por produtos feitos de materiais biodegradáveis, compostáveis ou reutilizáveis.

Sorvete para pets
O Imprensa Food Square segue funcionando com sistemas de delivery e drive-thru e agora o espaço quer agradar os bichinhos de estimação, sem que eles precisem sair do carro. A Pistacchio Gelato Italiano, gelateria localizada no Imprensa, oferecerá gratuitamente gelato para os “aumiguinhos pet” que por lá passarem com seus tutores.

Colosso oferece experiência gastronômica

No fim de semana do Dia dos Namorados, o Colosso Fortaleza leva todo o romantismo de um jantar a dois para o conforto de casa. Na campanha “Amor em Casa”, os clientes podem adquirir um combo com entrada (Mezze) + 2 pratos principais por R$ 199. O kit leva também duas velas aromáticas para ornamentar a mesa e preparar todo o clima para a noite perfeita com quem você ama. Os 20 primeiros pedidos levam ainda uma Chandon Baby para completar a experiência do jantar. Os pedidos devem ser feitos antecipadamente pelo WhatsApp (85) 98160.0088, com entrega disponível entre 11 e 14 de junho.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS