Jornal Impresso

Setembro amarelo e a pandemia: Como ajudar na prevenção ao suicídio?

helaineoliveira@ootimista.com.br

A campanha Setembro Amarelo, iniciada em 2015 no Brasil e que tem como objetivo levar a questão de se discutir a saúde mental, a prevenção ao suicídio e acolhimento a quem tem depressão, ganha este ano maior força em meio ao cenário de pandemia e isolamento social.
De acordo com o neurocientista e psicanalista, Fabiano de Abreu, o número de casos de depressão aumentou durante a pandemia. “É importante cuidar do equilíbrio emocional a fim de evitar ações definitivas para problemas transitórios. O suicídio não é solução; e sim mais um problema de saúde pública a ser tratado”, destaca.
Ele afirma que quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico e para isso, lista algumas alternativas que podem ser usadas para o acolhimento à pessoa com depressão. “Mantenha o seu tratamento psicoterápico via on-line, a grande maioria dos profissionais estão trabalhando nessa modalidade. Se faz uso de medicação, siga corretamente a prescrição médica. Não aumente a dosagem, nem faça desmame por conta própria. Procure se alimentar de forma saudável e ter uma noite de sono tranquila. Manter uma rotina também é importante”.

O profissional destaca ainda que ocupar a mente e tentar fazer o que gosta também podem ajudar, além de manter uma rotina com planos e bons pensamentos.

Conectando vidas

A Azul doou 160 eletroeletrônicos para a Tapera das Artes. Ao todo, 100 kindles, 50 tablets e 10 notebooks usados, mas em bom estado de conservação, foram entregues à ONG que atua no desenvolvimento social de crianças da região de Aquiraz, no Ceará. Além de permitir que as crianças e jovens da região consigam acompanhar as atividades virtuais da Tapera, os eletroeletrônicos também serão utilizados para as aulas regulares.

Camisetas com propósito

“O Meu Silêncio Precisa Ser Ouvido” é o slogan da campanha criada pela marca cearense Moda Colmeia em parceria com Instituto Maria da Penha (IMP). A colab ganhou, pelo segundo ano, uma camiseta exclusiva e tem 100% das vendas revertidas a causa da luta contra a violência doméstica. Em 2019 foram fabricadas 1.500 blusas, já em 2020 a meta é dobrar essa produção, totalizando 3 mil unidades. As vendas já iniciaram. “Queremos ajudar a ecoar a voz das mulheres que foram silenciadas, coagidas ou ameaçadas”, explica Celeste Girão, presidente da Colmeia e idealizadora da ação. A peça pode ser adquirida pelo site www.modacolmeia.com ou em uma das 18 lojas físicas da marca.

APPonco
Promover acesso rápido e seguro à informação sobre o câncer infantojuvenil para profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores através de uma solução tecnológica mediada por aplicativo. Este o objetivo do novo aplicativo do segmento de oncologia pediátrica, APPonco, lançado ontem (3) e já disponível para download gratuito para aparelhos IOS e Android. O app possui chat online com onclogistas pediátricos, além de informações sobre diferentes tipos de cânceres e acesso para profissionais de saúde.

Vagas
O clube REMEMBER (novo clube que será inaugurado na capital cearense), seleciona currículos para o banco de talentos e contratações imediatas para as funções de cozinheiros, operadores de caixa, bartender, serviços gerais, recepcionistas e seguranças. Os interessados devem enviar currículo para (rememberrhpi@gmail.com).

Descontos
De hoje até o dia 15, mais de 300 itens de perfumaria, maquiagem, cuidados pessoais e cabelos do O Boticário estarão com descontos de até 50%. Para a região Nordeste, exclusivamente, a fragrância Liz, inspirada na força e essência da mulher brasileira, tem 20% de desconto durante o período.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS