Jornal Impresso

Retorno às aulas e a recomendação do CNE para os alunos com deficiência

helaineoliveira@ootimista.com.br

O Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), recomendou no último dia 7 de julho que alunos com deficiência não retornem às aulas presenciais enquanto vigorar a pandemia. De acordo com ele, a ida desses alunos só deverá ser feita no caso de decisão das equipes técnicas das escolas ou quando o risco de contaminação estiver em curva descendente.
A justificação do Conselho, dentre outros, é a de que “alunos com deficiência auditiva não podem usar máscara, já que usam as expressões para se comunicar”, que estudantes com deficiência visual “precisam de contato direto para locomoção” e que alunos com autismo “têm dificuldades nas rotinas e de obediência de regras, tocam sempre olhos e boca, além de exigirem acompanhamentos nas atividades”.
De acordo com Gabrielle Sarah Bezerra, advogada e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, “o parecer demonstrou preocupação com a saúde e vida das pessoas com deficiência. Porém, recomendar que todos estudantes que tenham alguma deficiência não voltem a ter aulas presenciais ou atendimento educacional especializado pode caracterizar uma generalização discriminatória, bem como causar uma exclusão e um retrocesso sem precedentes dos direitos educacionais desses alunos”, destaca.
Ainda segundo ela, “independente ou não do aluno ter uma deficiência, deve-se, primeiramente, avaliar o risco à saúde da pessoa humana e, em contrapartida, garantir o direito constitucional à educação, garantido a todas as pessoas”.

Parceria em prol do Norte e Nordeste

A Unilever firmou parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para viabilizar a entrega de 400 toneladas de produtos de higiene e limpeza para comunidades vulneráveis nas cidades de Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA) e São Luis (MA). As mais de 1,5 milhão de unidades vão beneficiar mais de 470 mil pessoas.

Leilão beneficente
Segue até o dia 26 de agosto próximo o leilão beneficente de uma blusa autografada da Seleção Brasileira de Futebol em prol da Associação Peter Pan. O evento acontece de forma virtual no site Hasta Pública (https://www.hastapublica.com.br/) e tem como lance inicial o valor de R$ 1.500, com um incremento (acréscimo a ser ofertado em cima do lance anterior) de R$ 100. O item foi doado durante uma visita das seleções do Brasil e da Itália (time da Copa do Mundo de 1994) em janeiro deste ano.

Frosty 30 anos
A Sorvetes Frosty completou 30 anos no último dia 12 de junho. A empresa comemora a data com o crescimento de 33,6%. Pioneira em todos os aplicativos de delivery, atualmente, a marca conta com sete lojas próprias e está abrindo uma nova em Pacajus. Além disso, está lançando um novo produto, o Açaí Zero, na linha de produtos mais saudáveis.

Negócios digitais
A Natura, durante a pandemia, tem utilizado alternativas para oferecer seus produtos e serviços a consumidores, de maneira segura e efetiva. O resultado disso foi que, no Nordeste, os estados do Ceará e Pernambuco tiveram aumento de 134,53% e 185,85%, respectivamente, na abertura de novos espaços digitais.

Novas lojas no RioMar Online

A plataforma RioMar Online, lançada pelo RioMar Fortaleza em junho último e, inicialmente, só com operações de gastronomia, agora já oferece mais de 40 opções de lojas de diversos segmentos do shopping. O cliente pode comprar em um mesmo pedido livros, sapatos, itens de tecnologia e beleza e jantar, recebendo tudo junto na mesma entrega. Outra oportunidade é a promoção de frete grátis. A plataforma é totalmente gerenciada pelo shopping, que realiza o recebimento do pedido no meio virtual, a transição de pagamento, a retirada dos produtos escolhidos pelo cliente na lojas, a organização em sacolas personalizadas e a entrega final no local solicitado. Para fazer pedidos, basta acessar o endereço www.riomafortalezaonline.com.br.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS