Jornal Impresso

Projeto Olê Rendeiras fortalece economia sustentável no Trairi

helaineoliveira@ootimista.com.br

Uma parceria que iniciou no ano passado entre a Qair, empresa de energias renováveis, e a marca Catarina Mina tem mudado a vida de mulheres rendeiras no Trairi. O projeto Olê Rendeiras tem como objetivo trabalhar o consumo consciente e a economia sustentável junto às bilreiras da região. “O Olê Rendeiras é um projeto que procura valorizar a renda de bilro, repensar os laços que envolvem essa arte, fortalecer uma cultura, movimentar a economia de um lugar de uma forma sustentável”, conta Celina Hissa, diretora criativa da Catarina Mina.
O resultado dessa parceria pode ser conferido na primeira coleção em renda de bilro, desenvolvida pelas mulheres durante este ano e que foi lançada no mês passado. O projeto trabalhou com mais de 100 rendeiras de 14 comunidades da região para que fosse desenvolvida a coleção. “O desejo da Qair é que essa conexão com o mercado da moda vá muito além de comercializar peças, mas sobretudo que haja uma valorização dessas mulheres”, explica Sulamita Holanda, socióloga e analista ambiental da QAIR.
Outra inovação do projeto é que cada peça virá com um QR code e assinada pela artesã que a fez. O primeiro lote de vendas foi um sucesso e o segundo já está disponível no site
https://www.catarinamina.com/pop-up-ole/

Natura foca em diversidade
A Natura abriu na última segunda-feira (5) o seu programa de estágio 2021. A principal meta do processo seletivo – que será realizado de forma totalmente on-line para preservar a saúde de candidatos e recrutadores – é que 50% dos estudantes contratados sejam pessoas que se autodeclarem negras. A empresa também irá analisar e entender a situação de candidatos que não tenham acesso à internet para oferecer pacote de dados durante a segunda fase da seleção. Inscreva-se até o dia 30 deste mês em www.99jobs.com/natura.

Doação
O Sicredi Ceará promove durante este mês a campanha “Um gesto que transforma vidas” em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa conta com a parceria de salões de Fortaleza e Interior do Estado. Na Capital, participam marcas como Mulher Cheirosa, Casa Linda Flor, Meraki e Ana Paula Carvalho Design Hair.
As doações serão entregues à Associação Nossa Casa, que atua no apoio a pessoas com câncer. Para contribuir é só marcar horário com um dos salões e doar no mínimo 15 cm de cabelo. O corte é grátis.

Live do TIC
O Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) terá grande parte da programação em formato virtual. O festival, que acontece de 16 de novembro e 6 de dezembro, celebra 10 anos do TIC na semana da criança, no dia 12 de outubro, com uma live, às 17 horas, com várias apresentações, marcando o lançamento desta edição. Entre os nomes da live no dia 12 está o Palhaço Tomate, da Argentina, com três números e uma aula de escultura de balões. A live acontece no endereço: (www.youtube.com/InventoProducoesCulturais).

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS