Economia

Nova emissora de tv vai ampliar o “jeito otimista” de fazer jornalismo e entretenimento

Tunay Moraes Peixoto
tunaympeixoto@ootimista.com.br


Informar e inspirar. Duas palavras que norteiam o projeto da TV Otimista. E que, quando juntas – como no slogan da nova emissora -, potencializam seus significados e denotam uma filosofia de televisão inovadora e múltipla. Informar, premissa básica de todo meio de comunicação, para inspirar o público a perceber o seu próprio potencial transformador da realidade.
Esta é a premissa que consagrou o jornal O Otimista e que foi transposta para a linguagem televisiva. Uma ousadia, que surge quase 60 anos depois do início da produção televisiva no Ceará, com a então TV Ceará, do extinto grupo Diários Associados. Em resumo, um veículo pensado por e para os nordestinos, comprometido em mostrar o melhor de uma região criativa, que se reinventa a cada dia.
“Em tempos onde a informação insiste em chegar muitas vezes sem o tratamento devido, por aplicativos de celular, implementar uma televisão com a proposta que temos é um duplo desafio. A começar pela programação, inteiramente local e focada na análise dos acontecimentos e valorizando as conexões do Ceará com os demais estados do Nordeste. E, sem falsa modéstia, pretendemos transformar a maneira como se difunde notícias e como o público interage com o veículo”, garante o fundador, Adriano Nogueira.
Para proporcionar ao telespectador essa nova experiência televisiva, a TV Otimista se inspirou na receita de sucesso já experimentada no jornal impresso: trazer para a sua equipe profissionais consagrados na comunicação cearense.
Integram este time nomes como Roberto Moreira, diretor-geral da TV; Paulo César Norões, o PC, diretor de programação; Émerson Maranhão, diretor de entretenimento; e Nathália Bernardo, que, além de diretora de jornalismo do grupo, está à frente do programa Nordeste 4.0..
Aliás, âncoras já conhecidos do público cearense não faltam, a exemplo de Danielly Portela, Rodrigo Vargas e Helaine Oliveira. Outros nomes famosos em suas áreas, como Totonho Laprovitera, Susana Clark Fiúza e Pipo Gurjão, apresentam programas da linha de entretenimento.
A experiência que o canal entrega foi pensada para integrar jornalismo e entretenimento. Assim, os quatro programas jornalísticos diários (sendo um de esportes) e os de entrevistas, os dois de branded content e os cinco de entretenimento foram pensados para oferecer um olhar atento aos temas que mobilizam o interesse do público-alvo do canal.
Outra característica da TV Otimista é a parceria com grandes players de tecnologia para a transmissão do seu sinal: os provedores de TV a cabo Brisanet e Multiplay, que têm DNA cearense, e a Claro NET.

Jornalismo
A TV Otimista tem a grade jornalística mais extensa entre os veículos do Nordeste. Ao todo, são cerca de dez horas diárias dedicadas ao jornalismo, esmiuçando ao longo da programação os principais fatos do dia, seja no Ceará, no Nordeste, no Brasil ou no mundo.
A grade diária de jornalismo abre com o Panorama – com quatro horas de duração, que vai ao ar das 7h às 11 horas. Danielly Portela e Paulo Cardoso dividem a bancada e interagem com convidados e comentaristas para analisar os acontecimentos mais relevantes. O telejornal ganha nova edição à noite, de 17h às 21 horas, comandada pela dupla Lara Veras e Rodrigo Vargas.
Além das duas edições do Panorama, também há outro noticiário diário: Destaques. Apresentado por Helaine Oliveira, vai ao ar de 12h às 13 horas e traz os principais acontecimentos da manhã em Fortaleza e no Ceará. De 13h às 14h, PC Norões apresenta o Alô Galera, trazendo as últimas novidades do futebol e de outros esportes.
O noticiário é completado por três edições diárias do Boletim, com cinco minutos de duração cada. Esses flashes apresentam as últimas notícias, direto da Redação, e são exibidos às 14h30, 15h30 e 16h30.
A grade jornalística conta ainda com o Páginas Vermelhas, com entrevistas especiais que são veiculadas também no jornal impresso; e o programa Entrevista, onde diariamente convidados de diversas áreas são sabatinados pelos jornalistas do grupo.

Entretenimento
Concebida de forma integrada com o jornalismo, a grade de entretenimento conta com programas sobre cinema, cultura, gastronomia, arquitetura e decoração, urbanismo e boemia. “Como nossa grade geral foi pensada conjuntamente, essa conexão se dá de forma orgânica. Uma das preocupações que nortearam nosso trabalho de construção da grade foi que o espectador não tivesse a impressão que, sem querer, mudar de canal entre um programa e outro. Nosso desafio, falando especialmente do Entretenimento, foi traduzir esse eixo conceitual, esses valores fundamentais, em uma grade de atrações que também primassem pela leveza, que além de tudo proporcionassem diversão a nosso público”, pontua o diretor da área, Émerson Maranhão.

3 respostas para “Nova emissora de tv vai ampliar o “jeito otimista” de fazer jornalismo e entretenimento”

  1. Valeu! Com certeza vocês vão dar o recado positivo em toda a Programação planejada.
    Sucesso e que Deus abençoe esse renovado veículo de informação e entretenimento.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS