Economia

Marketplace amplia canais de compra e experiência com cliente

Com frete grátis, as plataformas de vendas do RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy permitem que o consumidor compre de vários lojistas e receba os produtos em uma única entrega

Marta Bruno
martabruno@ootimista.com.br

De local exclusivo para compras a espaços de convivência, os shopping centers não são mais os mesmos após a pandemia do novo coronavírus. Com a paralisação das atividades econômicas durante meses, os equipamentos se reinventaram, fortaleceram a atuação em serviços e estreitaram os laços com o consumidor, mesmo que, para fazer compras, ele não precise percorrer presencialmente os corredores dos centros comerciais. Com base nisso, a plataforma de marketplace RioMar Online estende as funções do empreendimento, torna-se aliada das lojas físicas e permite maior interação digital com o cliente.

Como a rede tem dois shoppings na capital, são duas plataformas: www.riomarfortalezaonline.com.br e www.riomarkennedyonline.com.br, que crescem a cada dia e já contam com mais de 90 operações de diversos segmentos, sendo mais de 70 do RioMar Fortaleza e cerca de 20 no RioMar Kennedy. Além de ser um canal de efetivação das compras, as plataformas gerenciam e personalizam as experiências dos clientes e dos lojistas. Entre os diferenciais a oferta de produtos de diferentes lojas em uma mesma compra e entrega; frete grátis; logística de responsabilidade do RioMar, desde o recebimento do pedido, retirada na loja por profissionais shoppers e entrega no endereço solicitado; até o atendimento personalizado.

Para o serviço, os empreendimentos montaram equipes específicas com a contratação de mais de 20 profissionais, montagem de espaços para triagem dos produtos, personalização de embalagem e atendimento aos entregadores e lojistas. As compras já podem ser feitas em segmentos que incluem gastronomia, tecnologia, vestuários, calçados, acessórios, cama, mesa e banho, além de cosméticos e beleza, entre outros.
Nas ferramentas eletrônicas, os produtos são distribuídos por categorização e dicas customizadas a partir do histórico de buscas e compras do consumidor. Para fazer pedidos, é necessário fazer um cadastro e iniciar um novo tipo de experiência: um passeio virtual pelo shopping, adicionando as compras ao “carrinho virtual” sem sair de casa e sem pagar frete. Segundo o E-Commerce Brasil, portal especializado em conteúdo sobre o comércio eletrônico no país. as vendas a partir de marketplaces continuam crescendo no país, mesmo com a reabertura do comércio nas capitais.


Para o superintendente do RioMar Fortaleza, Gian Franco,
a nova tendência de vendas online é um serviço complementar à loja física e uma forma de o empreendimento estar ainda mais presente na vida do cliente. “Entendemos que essa prática é natural diante das novas experiências e necessidades do consumidor, o que acaba mudando a relação com o cliente na medida em que abrimos novos canais de vendas e negociações. No mercado de shopping, o marketplace é algo recente e inovador, mas que a JCPM já vinha estudando e implantando em seus empreendimentos desde 2018, no RioMar Recife e que agora está nos shoppings do grupo em Fortaleza e Salvador”, informa.

Em atividade na capital cearense há três meses, a plataforma mostra que os pedidos estão divididos entre 70% na área de alimentação e 30% de demais segmentos. No Ceará, o RioMar Fortaleza foi o primeiro shopping a oferecer vendas pela internet reunidas em um site em que todo o sistema é realizado pelo empreendimento – do pedido até a entrega. A tecnologia de geração de pedidos, sistema de pagamento e coordenação da entrega ficam sob a responsabilidade do shopping.

O diferencial em relação aos demais sistemas de delivery, como explica Gian Franco, é a facilidade de fazer várias compras com entrega única e na mesma hora. Significa que o consumidor pode comprar em lojas de diferentes segmentos e receber tudo em uma única entrega e com frete grátis.

“A ideia é que tenhamos, com o passar do tempo, todas as nossas lojas na plataforma online. Estamos trabalhando para que nossos lojistas possam aderir ao novo serviço oferecido pelo shopping”, sinaliza. Para isso, os multicanais de vendas, físicas e online, permitem que o cliente, na busca por um produto, encontre novas oportunidades de consumo. Nos dois shoppings há uma nova estrutura física com equipes de shoppers, coordenadores e atendimento. O espaço conta com computadores e local para montagem e retiradas das encomendas. O cliente faz o pedido na plataforma, os shoppers retiram na loja, montam em sacolas personalizadas e enviam por meio de motoboys que fazem delivery, com todos os processos dentro das exigências de higiene e biossegurança.

Com todas as mudanças por que passa o varejo, Gian Franco se mostra otimista com os próximos passos dos shoppings. “Apesar de todas as limitações para o movimento da economia no momento, somos otimistas em relação à evolução. Não há como se dizer com exatidão o que vem depois, pós-vacina, mas acreditamos que o marketplace é algo que será cada vez mais comum no nosso negócio, sempre, claro, aliado ao varejo físico, aos serviços, ao entretenimento, ao espaço de conveniência. É um novo modelo e que acreditamos que veio para ficar. O marketplace não é o futuro do shopping, já é o nosso presente”, classifica.

Vendas a partir de marketplaces têm aumentado

Segundo o E-Commerce Brasil, portal especializado em conteúdo sobre o comércio eletrônico no país. as vendas a partir de marketplaces continuam crescendo no país, mesmo com a reabertura do comércio nas capitais.

Vendas
Pela pesquisa, 55% dos lojistas fazem esse tipo de venda há mais de três meses, sendo que 30,7% que ainda não fazem parte pretendem começar em breve.
Ainda conforme o portal, a tendência para 2021 é que 49% dos consumidores unam compras online e offline.
Além disso, a decisão de compra está associada à experiência anterior com a marca no ambiente físico, às ofertas e à personalização da compra.

 Serviço

RioMar Fortaleza Online – Lojas
Pedidos www.riomarfortalezaonline.com.br
Atendimento: segunda a domingo – produtos food das 11h às 21h; produtos good (outros segmentos que não gastronomia), pedidos 24h e entregas das 12h às 20h.
Frete gratuito

Gastronomia: Camarada Camarão, Tio Armênio, Tasquinha do Tio, Soho, Loucos por Coxinha,  Cheppitos, Brownie Chic, Papa para Criança, Kington Açai, Cacau Show, Amor aos Pedaços, Spoleto, Vignoli, Bobs, Sal e Brasa, KFC, San Paolo, Subway, Pulccinela, Giappone, Bubblekill , Boali, Companhia do Churrasco, Turatti, Pãine Croissant, Pizza Hut, Tortelê, Cookie Mania, Alpendre do Sertão e Sorveteria 50 Sabores e Bebelu

Outros segmentos: Maybelline, Adcos, D’Noite, To Be Sunglasses, Arezzo, Sandelly, Adidas, Adidas Originals, Meia Sola, Schutz, JEF, Ana Capri, Crocs , Sergios’s, Skyler, Maresia, Livraria Leitura, Sestini, Play Cases, Nagem, Óticas Visão, Live, Rommanel, American News, Lupo, Dólmen, Havaianas, Multi Coisas, Lacoste, Intimissimi, Na Hora, MMartan, Arte e Papel, Aliança de Ouro, Feitiço, Adidas Originals, Maresia, Adcos Sergios e Stalker

RioMar Kennedy Online – Lojas

Pedidos: www.riomarkennedyonline.com.br

Atendimento: segunda a domingo – produtos food das 10h às 21h; produtos good, pedidos 24h e entregas das 10h às 21h.
Frete gratuito

Gastronomia: Bebelu, Bob’s, Cacau Show, Kina do Feijão Verde, Companhia do Churrasco, Loucos por Cozinha, Papá Comida de Criança, Rei do Sushi, San Paolo, Spoleto e Tapioquinha com Café

Outros segmentos: Adidas, Aliança de Ouro, Arezzo, Athos, Artex, Dahab, Play Cases, Rommanel, Skyler e To Be Sunglasses. Ótica Visão e Flora

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS