Economia

Condomínio do Empreendedorismo da UFC deverá ser lançado até agosto, afirma reitor

Em uma iniciativa para aproximar mais academia e setor produtivo, a Universidade Federal do Ceará (UFC) vai inaugurar em agosto o Condomínio do Empreendedorismo, que abrigará, no Campus do Pici, células de entidades empresariais. “Queremos criar um ambiente de cooperação e vamos inaugurar o condomínio em agosto, onde Fiec, Fecomécio e Sebrae terão espaço dentro da universidade”, garante o reitor, Cândido Albuquerque. O projeto havia sido adiado em função da pandemia de covid-19, mas será aberto “mesmo que a inauguração seja somente virtual”. O espaço abrigará ainda o Instituto de Inteligência Artificial da UFC, que também começa a funcionar no próximo mês. “Está praticamente tudo pronto, o convênio com a Universidade de Nankai (China) já foi assinado e o espaço já está pronto. Estamos, inclusive, concorrendo a um projeto em São Paulo”, adianta Albuquerque.

De acordo com o reitor, tão logo a pandemia diminua, haverá uma missão oficial para Nankai, a fim de acertar os projetos conjuntos, e o próprio reitor vai visitar algumas universidades europeias em busca de novas parcerias. “Já existem ações em curso em várias unidades, o instituto vai coordenar e integrar todas. O mundo hoje caminha com a Inteligência Artificial e a UFC vai abarcar isso, mas nós não vamos esperar pelo fim da pandemia”, avisa.

Biocredit traz nova tecnologia
Após investir de R$ 10 milhões, a Biocredit trouxe para o Brasil o kit de teste rápido antígeno SARS-Cov2 da fabricante sul-coreana RapiGEN. Licenciado pela Anvisa, o kit detecta o vírus em até oito minutos, com eficácia semelhante a dos exames RT-PCR. O kit pode ser encontrado na rede de farmácias Santa Branca, Laboratórios Peres Limardo e Multiclinic. “A detecção e a triagem rápidas permite isolamento e tratamento imediatos”, ressalta Darcy Itiberê, um dos responsáveis pela operação no Brasil.

Aprendendo em casa


A Interança Consultoria está oferecendo, por meio de uma plataforma virtual, conteúdos voltados para famílias que querem oferecer a crianças e jovens atividades lúdicas e educacionais “possíveis de fazer em casa, mesmo sem poder sair”, como resume uma das idealizadoras do projeto, a pedagoga Andréa Castro Alves Mapurunga. Por meio de brinquedos e atividades, são trabalhados temas como motricidade, linguagem, alimentação, rotina infantil, dentre outros relacionados ao desenvolvimento saudável das crianças. A fonoaudióloga Patricia de Sousa Gadelha Costa e a pedagoga Raquel Joca Lima Lobão completam o trio de especialistas, que disponibiliza o conteúdo no perfil do Instagram @interanca_consultoria.

Viajar é preciso
De acordo com pesquisa feita pela Hoteis.com, 70% das pessoas passaram a valorizar mais viagens após o período de isolamento social. A plataforma entrevistou 500 pessoas de diferentes locais do Brasil e cerca de metade pretende viajar com mais frequência tão logo o isolamento seja afrouxado. Outro dado relevante é a disposição de 53% em viajar com a família.

Apodi
Especialistas da área de sustentabilidade da Cimento Apodi participam hoje, às 15h, da roda de conversa “Sustentabilidade em tempos de pandemia: desafios e oportunidades”. A conversa será conduzida pelo diretor geral do campus do IFCE de Tabuleiro do Norte (que promove e transmite o encontro no seu canal no YouTube), Sildemberny Santos.

Royal OAK, nas Dunas, já está em obras 
A Dasart Engenharia e a BTB Engenharia já iniciaram as obras do condomínio horizontal de alto padrão Royal OAK, localizado nas Dunas. As luxuosas casas terão 667 m² de área privativa. “Os imóveis são todos com vista para o mar e todas as vagas são no subsolo, ou seja, os carros não têm contato nenhum com a área de lazer, o que proporciona muita segurança para o condomínio”, destaca o diretor da Dasart Engenharia, Vitor Frota.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS