Economia

Comércio inicia temporada de liquidações

Fortaleza Liquida, Semana Brasil e atrativos dos centros de compras atraem a clientela. A expectativa é aquecer o comércio, aliviar os estoques e renovar coleções para as compras de fim de ano

Lucas Braga

economia@ootimista.com.br

Shopping centers e lojas de rua iniciam temporada de liquidações para aquecer o varejo e compensar os prejuízos dos meses de isolamento social causados pela pandemia de covid-19. A campanha local Fortaleza Liquida e a nacional Semana Brasil acontecem de hoje (3) ao dia 13, prometendo descontos de até 70% e vantagens atrativas.

Para a campanha Fortaleza Liquida, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza preparou aproximadamente R$ 200 mil em incentivos para sorteios, incluindo moto, carro, vales-compra e um caminhão de prêmios. São mais de 5 mil pontos de venda participantes nesta 11ª edição.

Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, lembra que o momento é de aliviar estoques do Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, que tiveram desempenho aquém do desejado, e renovar coleções para as compras de fim de ano.

“Somos a grande parceira para a retomada consciente do nosso comércio e a geração de emprego e renda. A campanha Fortaleza Liquida será uma das principais ações impulsionadores do reaquecimento das vendas, assumindo valor estratégico ainda maior no nosso calendário promocional”, destaca Assis.

Gilson Carneiro, gerente comercial da Top Móveis, contabiliza que nas edições mais recentes da campanha, pelo menos quatro clientes foram premiados. “Nossas 20 lojas são participantes desde a primeira edição. Temos muito bons resultados”, testemunha. Nas estimativas da CDL, o Centro não tem recebido 350 mil pessoas diariamente, como era a média, mas os atuais 140 mil visitantes são compradores objetivos.

A expectativa de adesão é alta, conforme Bernardo Carvalho, autor e coordenador do Liquida. “Vai ser a salvação do varejo, nesse momento. Por coincidência, uma campanha do Governo Federal vai acontecer na mesma data, mas não tem vínculo”, completa. A Semana Brasil, desenvolvida em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), teve resultados positivos em 2019, com aumento de 41% em transações online e 11,3% em presenciais, de acordo com a Cielo.

“Estamos mobilizando todo o varejo para buscar as melhores formas de viabilizar as ações promocionais. Esta é uma ação suprapartidária, que trará benefícios para a economia do país como um todo”, afirma o conselheiro do IDV, Marcos Gouvêa de Souza.

Assis Cavalcante explica ainda que a Semana Brasil foi criada para tentar reduzir o impacto da Black Friday do varejo, ainda que não tenha atingido seu objetivo. “Ainda não pegou. A Black Friday é internacional, mas é ruim aqui, porque atrapalha as vendas de dezembro e o fluxo de caixas das empresas”. Assim como os shoppings centers, as lojas do Centro da Capital estarão abertas no feriado da segunda-feira, 7 de setembro.

Shoppings Centers de Fortaleza

Wellington Oliveira, superintendente do shopping Iguatemi e coordenador da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) no Ceará, concorda que a Semana Brasil é aderida principalmente pelas redes varejistas. “O grande varejo ainda não aderiu. Pode crescer nos próximos anos”, diz.

“Com a reabertura gradual, o cliente vem entendendo que o shopping é um lugar seguro. O movimento tem crescido e a campanha do Dia dos Pais foi satisfatória, inclusive com crescimento nas vendas de alguns lojistas, em comparação ao mesmo período do ano passado”, completa Wellington.

Parte dos lojistas dos shoppings Parangaba, Iguatemi Fortaleza, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy vai aderir à Fortaleza Liquida. “Além das lojas físicas, os descontos serão também na plataforma RioMar Online, em que o cliente pode acessar e comprar online com frete grátis e descontos durante o período da liquidação”, destaca Gian Franco, superintendente do RioMar.

Já o North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping terão o “Super Saldo”, também com descontos de até 50% nas lojas físicas participantes, em segmentos de cama, mesa e banho, vestuário e eletrônicos. Há opção de receber o produto em casa, agendar a entrega pelo drive-thru ou optar por retirar nos armários inteligentes Retire Aqui, disponíveis nas áreas de acesso dos estabelecimentos.

O Grand Shopping optou por publicizar a Semana Brasil. “São mais de 30 lojas de diversos segmentos que trazem para o consumidor muitas ofertas e promoções. É o momento certo para comprar o que se deseja. Esperamos que os clientes estejam ainda mais próximos de nós”, comenta a gerente de marketing do Grand Shopping, Carla Werneck. No período, também é ofertado estacionamento gratuito para compras acima de 200 reais.

Wellington lembra que os shoppings seguem as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 exigidas pelas autoridades de saúde, como aferição da temperatura dos clientes, funcionários e lojistas; uso obrigatório de máscaras; dispensers e totens com álcool em gel em pontos estratégicos; contador automático de pessoas circulando pelo mall; limite de clientes no interior das lojas; sinalizações com orientações para distanciamento e orientação de passeio.

Serviço

Fortaleza Liquida

A cada R$ 50 em compras nas lojas participantes, o cliente recebe um número da sorte. As oportunidades são multiplicadas nas compras em máquinas da Rede ou Pop Credicard e cartões da bandeira Mastercard. Os cupons, nesta edição, devem ser cadastrados virtualmente, no site www.cdlfor.com.br.

Confira horário de funcionamento dos shoppings no dia 7 de setembro de 2020

Shopping Parangaba

A praça de alimentação funcionará das 11h às 22h. Já as lojas e quiosques estarão abertas das 12h às 22h.

North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping

Lojas e quiosques: funcionamento de 12h às 22h. Praça de Alimentação: funcionamento de 11h às 22h.

Shopping Iguatemi 

Lojas e quiosques funcionarão das 12h às 22h; praça de alimentação estará aberta das 11h às 22h e restaurantes das 11h30 às 22h. Já a Lojas Americanas estará aberta ao público das 12h às 22h e o Hipermercado Extra das 7h às 23h.

Grand Shopping

Lojas e Quiosques: Funcionamento normal das 12 às 22h. Praça de Alimentação: Funcionamento normal das 11h às 22h.

Shopping Del Paseo 

Funcionamento em horário reduzido, de 12 às 20h. Já a praça de alimentação terá seu funcionamento de 11h às 20h. Lojas Americanas: funcionamento de 12h às 20h. Mercadinhos São Luiz: funcionamento normal de 7h às 22h. Demais lojas e quiosques: funcionamento de 12h às 20h. Estacionamento gratuito aos sábados, domingos e feriados.

RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy

As lojas, praças de alimentação e quiosques funcionam das 12 às 22 horas e os restaurantes das 12 às 23 horas.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS