Economia

Ceará Global chega à 4ª edição e será realizado totalmente online

Evento acontece de 25 a 27 deste mês e irá reunir mais de 150 painelistas, além de minicursos, workshops, hackathon e palestras sobre negócios no Estado. Encontros serão virtuais

Lucas Braga

redacao@ootimista.com.br

Mais de 150 painelistas vão debater a internacionalização da economia cearense entre os dias 25 e 27 de agosto. Considerado o maior evento do Nordeste sobre negócios internacionais, o Ceará Global 2020 está na sua 4 ª edição e esse ano acontecerá de forma totalmente virtual.

Com o tema “O Futuro em 360º”, os três dias de evento devem mostrar todos os ângulos de discussão acerca do desenvolvimento do Estado. Comércio exterior, atração de investimento estrangeiro e cooperação internacional são alguns dos temas trazidos em painéis, além de minicursos, cases, workshops, hackathon e palestras na programação. A indústria do turismo, uma das mais prejudicadas com a pandemia, é destaque este ano.

O evento nasceu na Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CS Comex & IE) da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). “Nosso painel vai abordar como as Câmaras Setoriais e Temáticas atuam como instrumento de desenvolvimento econômico e o papel delas, tanto em seus segmentos respectivos, quanto de forma transversal”, exemplifica o presidente da Adece, Eduardo Neves.

O evento acontecerá em uma plataforma exclusiva, onde foi recriado um mapa interativo da região metropolitana de Fortaleza contendo os principais hubs de negócios internacionais, como o Porto do Mucuripe, o Complexo do Pecém, o Senac Reference e o Centro de Eventos do Ceará, assim como os correalizadores Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE). Essas entidades serão representadas graficamente por prédios que irão sediar os painéis virtuais. Serão quase 20 horas de programação para empreendedores que atuam em negócios e cooperação internacional.

Presidente da CS Comex e coordenadora do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza (Nupex/Unifor), Mônica Luz explica que esta edição tem foco ainda em novas tecnologias que criem competitividade e experiências de imersão, objetivando a retomada dos investimentos internacionais e do comércio exterior no cenário pós-pandemia. “Acreditamos que este é o momento, porque nos preparamos para crescer”, frisa, destacando a zona de processamento de exportação (ZPE) e a agenda cearense de desenvolvimento sustentável.

Serão abordadas a expansão na participação das micro e pequenas empresas cearenses no mercado internacional; o papel dos municípios dentro do comércio exterior; e a atração de investimentos, com o retrato dos atuais investimentos estrangeiros no Estado. “Nosso objetivo é mostrar o mundo que veio para o Ceará e o Ceará que ganhou o mundo”, resume Mônica.

Interatividade

Outro destaque da edição deste ano do Ceará Global é a gamificação. Serão atribuídas milhas aos participantes por assistirem aos painéis, visitarem as salas de discussão online e stands de expositores. Os participantes mais engajados serão recompensados. Ao final do evento, aquele que somar mais milhas, ganhará uma passagem de ida e volta para qualquer lugar do mundo que tenha relação de negócios com o Ceará.

Haverá ainda experiências de realidade virtual disponíveis, como na Tenda 360º, com apresentação do Corredor do Desenvolvimento, obra que ligará o Porto do Mucuripe ao Complexo do Pecém, passando pelos principais equipamentos que impulsionam a economia. Estandes virtuais, com logística e serviços, e fórum de câmaras estrangeiras de Comex são outros atrativos.

Hackathon

Entre os dias 21 e 23 de agosto, acontecerá o primeiro Let’s Hack CE, uma maratona de 48 horas para criação e desenvolvimento ágil de soluções para a internacionalização da economia cearense. A premiação é de R$ 10 mil para as três melhores equipes. São quatro categorias: negócios/administração; programadores e desenvolvedores; designers e profissionais da área; e profissionais/estudantes da área de comércio exterior.

 

SERVIÇO:

Ceará Global 2020: o futuro 360º

Dias 25, 26 e 27 de agosto

Inscrições gratuitas Ceará Global: https://bit.ly/cearaglobal360

 

Let’s Hack CE

21, 22 e 23 de agosto

Inscrições gratuitas Hackaton : www.sympla.com.br/lets-hack-ce-2020__924277

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS