Economia

Ceará Diesel inaugura em Fortaleza loja Van Center especializada em Sprinter

Consolidada concessionária Mercedes-Benz no Estado, a empresa investe para alavancar em 20% as vendas do veículo

Lucas Braga
economia@ootimista.com.br


Acreditando na superação em vendas do segmento de automóveis, a Ceará Diesel preparou um novo espaço para atender ao público da Mercedes-Benz Sprinter. O Van Center, a ser inaugurado ainda este mês, fica na avenida Aguanambi, ao lado da loja já conhecida também para toda a linha de ônibus e caminhões.
A nova casa segue as novidades tomadas como estratégia pela montadora para aumento nas vendas e atendimento direcionado aos clientes de Sprinter de carga e passeio.
Em mais de 3,2 mil m² construídos, há ainda balcão de peças para reposição e espaço reservado para a SelecTrucks, com vans seminovas.
O diretor comercial Marcelo Oliveira não revela o valor do investimento, mas convida os clientes e parceiros a conhecerem o espaço, que foi construído e decorado conforme a nova identidade visual da Mercedes-Benz.
“Com o novo espaço físico e a recuperação da economia, o grupo espera crescimento de 20% na venda de vans e de até 18% em caminhões, acompanhando a tendência nacional. Com o Van Center, teremos novas contratações a partir de fevereiro, em várias áreas, como vendas e, no segundo semestre, reforço de pessoal nas nossas oficinas”, projeta.

Vendas
São esperadas pelo grupo Ceará Diesel a venda de pelo menos 25 Sprinters por mês, nos primeiros meses de operação. A demanda por vans, afinal, cresceu desde o início da pandemia para a logística de cargas, pela maior agilidade e melhor custo-benefício no emprego destas para o last mile de e-commerce.
Carlúcio Cardoso, gerente de vendas de Sprinters e Caminhões da concessionária, justifica a aposta da empresa ao otimismo no reaquecimento da economia do turismo no Estado. “É um setor muito forte que foi afetado em 2020. Trata-se do nosso principal cliente de ônibus e Sprinters de passageiros, como as empresas de turismo e receptivos”, diz. “Com um Van Center especializado, teremos melhor atendimento ainda para os clientes locais ou de passagem, os quais não vão precisar esperar deslocamento para fazerem sua revisão, troca de pneu ou checkup, por exemplo. Tudo isso estará disponível em um só lugar”, completa Carlúcio.

Resultados
Para 2020, a Mercedes-Benz projetou crescimento de 20% nas vendas, mas registrou queda de 14%. Conforme Marcelo, não houve falta de demanda, mas sim dificuldades industriais, com a escassez de matérias-primas, desde a borracha a componentes eletrônicos. Ele exemplifica que pedidos de julho e agosto estão sendo entregues em janeiro.
Mesmo com os percalços trazidos pela pandemia, a Ceará Diesel conseguiu manter em 2020 os bons números do ano anterior, registrando ainda crescimento nos segmentos de peças e pneus, caminhões extrapesados e oficina de serviços. As filiais em Sobral e Juazeiro do Norte acompanharam o ritmo de vendas da Capital, além do bom ano para a SelecTruck, com a alta na procura por seminovos.

Empregos
Os números positivos e a manutenção de empregos também foram possíveis pelo atendimento durante a pandemia. Como prestadora de serviços essenciais, a exemplo de contratos de manutenção de veículos do Corpo de Bombeiros e ambulâncias das secretarias de Saúde de todo o Ceará, as atividades continuaram, em obediência aos decretos estaduais e seguindo os protocolos sanitários.
“A logística de empresas de setores essenciais como distribuidoras, supermercados e farmácias demandou novos veículos. Então, nossa venda em varejo foi muito forte, em comparação aos anos anteriores e o crescimento também é esperado para este ano”, analisa Marcelo, projetando alta de 15% no pós-venda (peças genuínas para reposição e serviços de oficina) e crescimento de 30% na comercialização de pneus Michelin.

Parceiros
O gerente também pontua as vendas para grupos parceiros, como a cearense Zenir, que adquiriu 100 caminhões para renovação de frota. Ele aponta que há demanda reprimida de renovação de frota desde 2019, o que pode continuar a alavancar grandes negócios no atacado em 2021.
A elevada meta de vendas é explicada pelo atual momento vantajoso de alta no mercado de seminovos, o que traz valorização de veículos usados e estimula a renovação de frotas e consequente redução do custo de manutenção.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS