Jornal Impresso

Câncer de mama e a importância de se retomar o autocuidado

helaineoliveira@ootimista.com.br

Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Ceará e do Grupo de Estudos em Oncologia (GEEON) realizaram um levantamento epidemiológico do câncer de mama nos últimos 10 anos no Ceará (em especial Fortaleza) e constataram que houve um aumento de 40% no número de casos e de 59% na mortalidade pela doença – uma evolução de 9,98 para 15,92 por 100 mil mulheres.
O estudo também avaliou o rastreamento mamográfico no período e revelou um crescimento na cobertura de 6%, em 2009, para 33%, em 2016. No entanto, logo em seguida ocorre uma queda, chegando a atingir 26% em 2018, na capital.
De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) Regional Ceará, Aline Carvalho, as campanhas ajudam na disseminação da informação, mas infelizmente muitas vidas não conseguem ser poupadas. “A SBM recomenda que a mamografia de rastreamento seja realizado a partir dos 40 anos anualmente. Porém, após a análise dos casos em nosso Estado, será necessário implementar um plano prioritário de rastreamento mais efetivo para o diagnóstico precoce”.

E-book sobre saúde infantil

O neurocirurgião pediátrico Eduardo Jucá lançou o e-book “Em defesa do sistema nervoso das crianças”. O livro aborda as enfermidades que acometem o cérebro infantil e suas particularidades. “Há diferenças estruturais e funcionais que tornam necessária uma abordagem especial”, explica.

Transformando organizações
Em parceria com a FIA Business School, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE realiza a 2ª edição do ciclo de painéis Transformando organizações para o século 21. A ação faz parte do lançamento, em novembro, da primeira turma de MBA em Gestão de Negócios e Valorização da Empresa, da plataforma CIEE Educação. Segmentado regionalmente, o evento para as regiões Centro-Oeste e Sudeste será em 18 de setembro, das 16 às 18h. Já para as regiões Norte e Nordeste, o painel ocorre em 21 de setembro, também das 16 às 18h. As vagas para participar dos ciclos são limitadas, com certificado online a cada encontro. Mais informações em: www.ciee.org.br

Fome de saber
A Pardal Sorvetes instalou uma biblioteca colaborativa para os funcionários. Em um freezer adaptado, eles possuem acesso a diversos estilos literários. A iniciativa é adotada desde 2018 e tem como objetivo incentivar o universo da leitura aos colaboradores, que precisam apenas fazer um cadastro no momento do empréstimo.

Apoio na retomada
O Grupo Petrópolis está investindo R$ 40 milhões na retomada do setor de bares, restaurantes, botequins e outros estabelecimentos dentro da ação #GPcomVc. No Ceará serão 1.129 estabelecimentos beneficiados, sendo 211 em Fortaleza, 313 em Barbalha, 207 em Eusebio, 90 em Iguatu, 185 em Sobral e 122 em Maracanaú.

Capacitação em alta

O Sr. Barbeiro retomou as aulas no Centro de Treinamento que possui na própria barbearia. De acordo com Jon Valverde, sócio da empresa, o empreendimento obteve um aumento de 200% na procura por turmas de Barbeiro Iniciante. “Não é apenas fazer parte do mercado, nós queremos contribuir para o crescimento dele e formar profissionais preparados. Estamos extremamente felizes em saber que, para profissionais e mercado, o Sr. Barbeiro é referência”, celebra. O curso de Barbeiro iniciante possui carga horária total de 72 horas, em três meses de aula, sendo duas vezes por semana. Mais informações sobre as próximas turmas no telefone: (85) 3879-1029.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS