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De casa nova, Saulo Parente projeta mais um ano vitorioso para a BMW Haus

Concessionária da marca alemã em Fortaleza abre as portas da nova sede, no bairro Luciano Cavalcante, com produtos diferenciados e expectativa por alta procura dos clientes

Giuliano Villa Nova
economia@ootimista.com

Casa nova, resultados ainda melhores. Essa é a expectativa de Saulo Parente, gerente comercial da BMW Haus, em relação ao ano de 2021 para a empresa. Depois de um 2020 em que a concessionária superou as expectativas de venda e foi escolhida a melhor concessionária do BMW Group no Brasil – incluindo as marcas BMW e Mini – por ter atingido a melhor pontuação entre as 50 lojas da rede, a nova e ampla sede, localizada na avenida Rogaciano Leite, 1033, no bairro Luciano Cavalcante, traz perspectivas ainda mais animadoras. “Temos uma expectativa muito boa, de melhorar nosso desempenho de vendas do ano passado, em relação a volume. A nova loja vai ser um divisor de águas, já estamos percebendo isso”, diz.

Confiando na força de sua equipe de venda e nos diferenciais dos veículos e motocicletas da marca alemã, Saulo Parente espera aproveitar a reabertura da economia para se aproximar dos clientes. “A BWM, hoje, é líder no segmento premium no Ceará, e queremos manter essa liderança, oferecendo produtos qualificados e também atendimento e programas diferenciados para o consumido”, explica o gestor.

Nesta entrevista ao Páginas Vermelhas, o gerente comercial da BMW Haus fala da expectativa da retomada para o setor automotivo e sobre a importância de representar a montadora alemã no mercado cearense.

O Otimista – Qual é a expectativa para o desempenho do setor automotivo neste ano?

Saulo Parente – A nossa expectativa, assim como a do Brasil todo, é muito boa. Passamos por um momento bem difícil, tivemos aquela situação de incerteza no ano passado. Com a reabertura das lojas, a gente teve um retorno muito bom, conseguimos entregar um bom resultado de vendas, ainda no ano passado. E com o retorno das atividades, neste ano, não vai ser diferente, a gente tem uma expectativa boa para o mercado, acreditamos na continuação da recuperação da nossa economia. No nosso caso, temos bons produtos e lançamentos que devem trazer um retorno interessante.

O Otimista – A que se devem esses bons resultados da BWM Haus no ano passado?

Saulo – Temos um line-up completo, produtos que oferecem desempenho, esportividade e tecnologia, característicos da marca, e também boas condições comerciais. A BWM é líder no segmento premium no Ceará, e queremos manter essa liderança, oferecendo produtos qualificados e também atendimento e programas diferenciados para o consumidor, com pacotes de garantia, revisão e manutenção, entre outras vantagens.  Por tudo isso, estamos tendo um retorno muito bom do nosso público. Além disso, pudemos contar com a maturidade da nossa equipe de vendas. Quando tivemos que fechar as lojas, a gente teve que adaptar nosso modelo de negócios, atendendo o cliente de maneira online. E, mesmo assim, conseguimos realizar vários negócios, e isso gerou nos nossos profissionais uma maturidade em relação ao atendimento do cliente. Continuamos com esse modelo de atendimento, que faz parte da nossa realidade. Com a pandemia, tudo se voltou para o digital, e as pessoas começaram a comprar mais pela internet. Tudo isso trouxe para nós um resultado muito bom, aprendemos a trabalhar também com os clientes que gostam de atendimento personalizado. Nossos resultados superaram as expectativas.

O Otimista – Então vocês passaram a utilizar ainda mais esses recursos digitais?

Saulo – A gente já utilizava, mas, quando tivemos a necessidade de trabalhar aquilo de maneira mais focada, começamos a entender que esse mercado tem um potencial maior do que imaginávamos. Porque as pessoas são acostumadas a ver o carro, vir à concessionária. Só que o cliente está mudando, ele está se adaptando às tecnologias, hoje existem várias formas de conhecer o veículo. A tecnologia traz muitas facilidades para os clientes, quando eles chegam à loja já conhecem o veículo todo, porque já viram tudo na internet, já pesquisaram. É um cliente diferenciado, mais antenado e com mais informações. Por isso, precisamos ter o atendimento diferenciado. Na pandemia, fomos procurados também por clientes de outros Estados, graças ao nosso atendimento e à tecnologia.

O Otimista – A nova loja, inaugurada há poucos meses, pode trazer ainda melhores resultados?

Saulo – Nossa antiga loja ficava na Washington Soares. Foi um pedido dos clientes, inclusive, queriam uma loja que estivesse num local mais próximo, e a gente atendeu ao pedido. Acreditamos que a nova localização, as novas instalações vão oferecer mais conforto, um atendimento ainda melhor, trazer para o cliente que aqui é a casa dele também, porque a BWM tem muitos adoradores, são apaixonados pela marca. O cliente compra um BWM, depois vem aqui para tomar um café, conversar com os amigos. Esse contato é muito importante. O relacionamento com o cliente é até mais importante do que a própria venda. Então, com a nossa nova loja, acreditamos que teremos um retorno ainda melhor, porque estaremos mais próximos do cliente. A gente vai sentir de novo o calor humano, fazer test drive, tomar um café com eles. A abertura das lojas vai trazer de novo o cliente, que já está elogiando bastante as nossas instalações. Agora, podemos atender com conforto no nosso show room. Temos a venda de veículos novos, seminovos, motos novas e seminovas, serviços de oficina, pacotes de revisão e manutenção, loja com produtos BMW. E pode ter certeza que a gente fez todo esse investimento porque acredita muito no mercado de Fortaleza e no cliente. Isso tudo é até pouco, por tudo o que eles tem feito por nós.

O Otimista – Quais são os maiores desafios do mercado automotivo em Fortaleza?

Saulo – Os clientes estão cada vez mais exigentes, buscam cada vez mais um diferencial, seja no veículo ou no colaborador, no atendimento. O maior desafio é oferecer para o cliente algo a mais. O cliente pode ir a um restaurante e pode ter certeza que o que marca o cliente não é, muitas vezes, nem o prato que ele pediu, mas a forma como foi atendido. E num mercado tão competitivo como esse, o maior diferencial que podemos oferecer é o atendimento de qualidade.

O Otimista – Qual é a importância para vocês representar a marca BWM na Capital?

Saulo – É algo que não conseguimos nem descrever. A BMW é uma marca alemã de sucesso mundial, tem uma importância fenomenal para o nosso negócio, porque o Grupo GNC (do qual a BMW Haus faz parte) iniciou o trabalho com o cliente de massa, e hoje tem foco nas marcas premium. Acreditamos muito nesse público, é um desafio que a gente tem abraçado, porque é um trabalho totalmente diferente do que vender outros tipos de carro, desde o atendimento, o investimento no marketing, como tratamos o negócio como um todo. Por isso, ter essa marca conhecida mundialmente, e que oferece produtos fantásticos, traz uma grandeza para a nossa empresa, tanto que, além da Bahia e Fortaleza, o Grupo GNC está expandindo, com mais uma loja, agora em Maceió. A BMW é um estilo de vida. Não vendemos só veículos: oferecemos todo tipo de produto associado à marca, desde bonés, chaveiros, canetas, camisas. Porque o branding BMW é muito forte, tanto que temos clubes de clientes que andam de veículos e motos da marca.

O Otimista – Hoje, quais são os produtos de maior evidência que a BMW Haus está apresentando ao mercado?

Saulo – Alguns deles que podemos destacar são a BMW Série 3, que recentemente ganhou uma nova geração, uma nova roupagem, trazendo muita tecnologia, conforto e esportividade. Tanto é que é o carro líder do segmento premium. E também o SUV X1, que oferece um carro bastante versátil, com espaço pra família, com muita tecnologia e motor de muita eficiência. E outros modelos da linha, X2, X3, X4, X5, X6 e X7, carros que oferecem todo o conforto e toda a tecnologia da BMW. Do lado da marca MINI, temos o MINI Cooper S, o carro mais forte da marca, que inclusive está vindo em versão 100% elétrico. E nas motos, a gente tem como destaque a 1250, que oferece grandes diferenciais em tecnologia, desempenho, conforto e segurança. E a linha 310, a linha de entrada da BMW, acessível e que também tem toda a qualidade de construção que a marca oferece. Vem desde a 310 R, um modelo mais esportivo, até 310 GS, mais alta e de uso misto.

O Otimista – Qual é o peso da venda das motocicletas para o negócio?

Saulo – As motos BMW hoje têm uma importância gigantesca no nosso projeto, nas nossas estratégias e mensagens. Vamos focar bastante nesse público de motos neste ano de 2021, é um dos nossos principais objetivos, trazer o cliente ainda mais para a BMW e ganhar relevância com o público no Ceará. Esperamos que o cliente venha nos conhecer, serão todos bem-vindos nas nossas novas instalações.

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