Economia

ZPE do Pecém terá produção de hidrogênio verde para exportação, diz Maia Júnior

Além do produção de hidrogênio, o CIPP deve ter um hub de importação e exportação, complementar à ZPE do Pecém

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Além da produção de hidrogênio, o CIPP deve ter um hub de importação e exportação, complementar à ZPE do Pecém

Maia Júnior afirma que parceria com o Porto de Roterdã será ampliada. Foto: Tapis Rouge

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) estuda a implementação de uma unidade de produção e processamento do hidrogênio verde, adianta o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior. O projeto foi debatido com gestores do porto holandês de Roterdã, durante reunião realizada na segunda-feira (7), cuja pauta foi os dois anos da parceria entre os dois complexos portuários. A colaboração entre os portos também contempla a implantação de um hub de importação e exportação na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém. Maia afirma que esse conjunto de iniciativas não tem precedentes no Ceará. “Já temos investidores que finalizaram entendimento conosco, em breve o governador Camilo Santana vai anunciar não só um grupo para definir um esforço e criar no Ceará uma economia sustentável, mas para produzir hidrogênio verde para exportar para esses mercados asiáticos e americanos”. O hidrogênio verde é visto como um divisor de águas na produção de energia e combustível. Especialistas dizem que o elemento será primordial na transição energética para formas de energia mais limpas e sustentáveis e propicie a descarbonização dos setores químico, de aviação e transporte marítimo e de cargas.

Parceria com Roterdã
A parceria entre os portos completa dois anos e já tem planos de expansão em andamento. Maia Júnior classifica a parceria como um sucesso, mas diz que há espaço para melhorias. “Nós focamos nesse primeiro ano num processo de melhoria da eficiência e intervenções como planejamento estratégico, melhorias e sistematização desses processos”. Ele aponta que o principal fruto é a saúde financeira, com repasse de dividendos para o Estado e investimentos de expansão com recursos próprios.

Oscar da indústria química

Paulo Gurgel, presidente da Cigel e Sindiquímica. Foto: Edimar Soares

O Troféu Quatro Elementos, considerado o “Oscar da indústria química”, será entregue hoje, no encontro anual das empresas do setor, que será realizado no Auditório Waldir Diogo, na FIEC. De acordo com o presidente do Sindiquímica (entidade que promove o evento), Paulo Gurgel, serão homenageadas empresas de quatro setores: tintas, cosméticos, plásticos e saneantes, além de uma instituição parceria (Banco do Nordeste) e uma personalidade (o ex-presidente do sindicato e atual presidente do Centro Industrial do Ceará – CIC, Marcos Soares), “que muito contribuíram para o desenvolvimento do setor”. Esta será a terceira edição do encontro e do troféu.


Metas

Paulo Gurgel relata que, além do início das atividades do Polo Químico de Guaiúba, que recebe a primeira de 28 empresas em janeiro próximo, o Sindiquímica está “focado para trazer em 2021 planejamento fiscal, inovação, cursos e parcerias com IEL, Senai e Sebrae para alavancar as empresas dos nossos associados”.

SAUT8
O Seminário Automotivo do Nordeste (SAUT8) será realizado na quinta-feira, 10, com programação virtual e presencial, no Hotel Praia Centro. Nesta, que será a 8ª edição, empresas dos segmentos de autopeças e serviços, veículos e acessórios, motopeças, retíficas e reparadoras vão debater “Disrupção: Que setor automotivo teremos no futuro?”

Zoi lança prato para apoiar o Be Happy Music Club
O projeto Be Happy Music Club, que trabalha a inclusão social de crianças com deficiências e será implementado em Fortaleza no próximo ano, em parceria com o Instituto Povos do Mar (Ipom), ganhou apoio do Colosso Fortaleza. Zoi Restaurante, que integra o complexo, lança hoje o Kokoda, novo prato que terá o lucro revertido para o projeto. O prato é um tipo de ceviche típico das Ilhas Fiji, onde o cearense André Comaru iniciou a ONG.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS