Economia

Sinduscon dá férias coletivas a trabalhadores do setor para evitar contaminação com Covid-19

Por meio de um acordo feito junto ao Procuradoria Regional do Trabalho e Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Ceará, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) tomou medidas para evitar a propagação de Covid-19. “A gente está muito sensível, o que fizemos de imediato foi dar férias coletivas por 15 dias, podendo prorrogar por mais 15 e avaliar nesse ínterim”, afirmou o presidente da entidade, Patriolino Dias de Sousa.
Além das férias, trabalhadores que compõem os grupos de risco (pessoas com mais de 60 anos ou com comorbidades cardíacas ou respiratórias) serão afastadas dos canteiros de obras. “Ninguém sabe a que situação podemos chegar, então fizemos isso para obras que não podem parar. Para as pequenas construtoras, que vivem de medição, orientamos que não aglomerem muita gente, que almocem em horários diferentes e que tenha álcool e pias com sabão para todo mundo”. Patriolino afirma ser cedo para mensurar os impactos no setor, que projetava um crescimento acima da média dos últimos quatro anos. “Ainda é muito prematuro fazer conta do que vai causar, nos próximos 30 dias precisamos entender melhor como funciona essa epidemia para que a gente tome algumas atitudes.

Prevenção é a melhor solução
Diante do avanço da pandemia de Covid-19, os principais shopping centers de Fortaleza anunciaram ontem (18) a suspensão temporária das suas atividades até o dia primeiro de abril, inicialmente. O primeiro a anunciar a medida foi o Iguatemi Fortaleza, seguido pelos dois RioMar (Fortaleza e Presidente Kennedy), Del Paseo e Benfica. Na região metropolitana, o Shopping Eusébio também aderiu à medida, válida para lojas, praça de alimentação e cinema, sendo farmácias, supermercados e bancos as únicas exceções.

Sigamos firmes
Em carta aberta, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceaá (Fiec), Ricardo Cavalcante, analisa a atual situação de incerteza devido ao Covid-19. Cavalcante ressalta que o momento é crítico e que “em tempos de globalização, nunca antes experimentamos situação de tamanha complexidade”. “O mundo inteiro clama por atitudes solidárias. Não é hora de pensar apenas em ter, mas de repensar o nosso modo de ser e de fazer, o nosso jeito de conviver e de partilhar”, afirma, lembrando que “precisamos manter as nossas indústrias em atividade, produzindo e entregando bens essenciais à alimentação, ao cuidado e à manutenção da vida de todas as pessoas”.

Matcher cancelado
A edição cearense da feira de turismo MATCHER – Travel Business Opportunities, que aconteceria pela segunda vez no Centro de Eventos, entre os dias 19 e 20 de maio, foi adiada para 2021. O evento será realizado no mesmo espaço, entre os dias 18 e 19 de maio de 2021. Até o momento, 70 operadoras de turismo do exterior haviam confirmado participação.

Contingência
Todos os 184 municípios cearenses entregaram seus planos de contigência para lidar com a pandemia de Coronavírus para o Ministério Público Estadual (MPE). O documento havia sido solicitado pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, no último dia 12 e deveria ter sido enviado por cada prefeitura em 48h, no entanto, foram entregues até o dia 18.

Soho funcionará no sistema “to go”
O Soho Fortaleza oferece uma nova modalidade de serviço para seus clientes. Ainda em funcionamento no shopping RioMar, o restaurante agora recebe pedidos por telefone e o cliente pode ir buscar ou receber no carro, no estacionamento do empreendimento. A medida se dá por conta das medidas de segurança sugeridas por autoridades e órgãos de saúde, que sugere o isolamento social e evitar frequentar lugares públicos de aglomeração. Para realizar os pedidos, o cliente pode ligar para os números 3099.1167 ou 9 9997-1931.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS