Economia

Sinduscon busca alternativas para retomar atividades do setor

Presidente do Sinduscon, Patriolino Dias defende uma retomada lente e gradual com medidas de proteção aos colaboradores das construtoras

Preocupado com a paralisação das atividades da construção civil, o presidente do sindicato patronal da categoria (Sinduscon), Patriolino Ribeiro, tem promovido encontros periódicos com lideranças do setor e poder público para chegar a um consenso sobre a retomada das atividades do setor e quais as providências necessárias para garantir a saúde dos trabalhadores, em meio à pandemia de covid-19. “Não tenho dúvida que com a união de todos, poder público, iniciativa privada e população, caminhando juntos, vamos encontrar forças para vencer isso”, afirmou em live recente. “Nossa preocupação é com a integridade dos trabalhadores e suas famílias, nenhum interesse pode estar acima desse”, afirmou, lamentando o que chamnou de “polarização entre saúde e economia”.

Patriolino reforça que o setor é responsável por 50 mil empregos e 10% da indústria do Ceará e que o Sinduscon não pretende retormar as atividades “de qualquer jeito, de forma irresponsável, mas estamos convencidos que de é possível construirmos um caminho para que aos poucos, de forma responsável e até conservadora, retomar os trabalhos”.

O presidente do Sinduscon também lembra que foram propostos protocolos para a retomada com segurança e que o setor é “fundamental para gerar emprego e renda”.

Produção local
Máscaras de proteção de algodão laváveis, fabricadas no Ceará, devem começar a ser comercializadas a partir do próximo dia 20, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Ceará (Sincofarma), Antônio Felix. “Essas indústrias cearenses estão fazendo um produto de qualidade dentro dos padrões exigidos pelos órgãos competentes, como a Vigilância Sanitária. Elas vão ser vendidas na unidade e vão variar entre R$3,00 e(R$ 6,00”. Ainda de acordo com Félix, na mesma data devem ser normalizados os estoques de álcool gel das farmácias.

Unifor fará testes para covid-19
Ainda esta semana deve ter início a realização de testes para covid-19 pela Universidade de Fortaleza (Unifor). A parceria estabelecida entre Fundação Edson Querioz e Estado do Ceará, via Laboratório Central (Lacen) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), visa ampliar a capacidade do sistema de saúde público estadual na detecção precoce do novo coronavírus. Um grupo de 24 profissionais do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Unifor vai trabalhar na iniciativa. A expectativa é realizar ao menos três mil testes por mês, podendo chegar ao dobro, com resultados entre 24 e 48 horas. O serviço vai funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana.

Por bairro
A fim de levantar informações mais detalhadas sobre a propagação da covid-19 em Fortaleza, a Universidade Federal do Ceará (UFC) está fazendo uma pesquisa virtual para mapear a incidência da doença na capital cearense por bairro. A pesquisa tem nove perguntas e demora cerca de dois minutos para ser respondida.

Pesquisa
A pesquisa é conduzida por dois laboratórios da UFC (de Geoprocessamento e Cartografia Social – Labocart, e de Climatologia e Recursos Hídricos (Laboclima) e está disponível no site www.labocart.ufc.br. A universidade ressalta que não são solicitados dados pessoais e que a pesquisa receberá tratamento ético de acordo com a legislação vigente.

Guará lança serviço de retirada express
O novo sistema de escolha de itens por aplicativo permite efetuar a entrega de compras nos supermercados Guará em até 60 minutos, garante o sócio-diretor da rede, Flávio Figueiredo. “O Retirada Express é uma forma de facilitar a vida dos nossos clientes em meio aos afazeres do dia a dia”, explica. Pelo sistema, disponível inicialmente na loja da Aldeota, é possível escolher até 20 itens no app, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.

 

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS