Economia

Setor de logística reivindica medidas de controle para evitar desabastecimento no Ceará

O setor de transporte de cargas vai apresentar ao Governo do Estado sugestões para que não haja desabastecimento no Ceará. Diretor instutucional do sindicato patronal (Setcarce) e federação (Fetranslog) que representam o setor de logística, Marcelo Maranhão afirma que não há problema no momento, mas empresas de manutenção e acessórios, como pneu, lubrificantes entre outros, precisam funcionar para atender o setor e em poucos dias pode haver desabastecimento, “porque as vendas não podem ser entregues no momento”. “O setor de logística está atendendo basicamente os serviços essenciais e não estamos conseguindo dar a manutenção adequada, precisamos que se, caso não possam abrir, fazer televenda. O segundo ponto é a entrega, os armazéns, na maioria, estão lotados porque não conseguimos fazer a entrega, o que pode gerar sim algum desabastecimento”, alega.

Outra preocupação é a aglomeração de caminhoneiros autônomos em pátios de empresas de transporte ou postos de combustíveis que, além da exposição a Covid-19, pode “gera insatisfação e pode fazer renascer o movimento grevista de 2018”, analisa. O setor, que ocupa assento na Câmara Setorial de Logística da Adece, vai apresentar estas demandas ao secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior.

Diageo doará álcool em gel
Mais uma iniciativa para ajudar a superar a pandemia de Covid-19 foi anunciada por uma grande empresa privada: a Diageo vai produzir e doar 50 mil litros de álcool 70% para a rede pública de saúde do Ceará. Serão 100 mil embalagens de 480ml doados a partir da próxima semana. “Nesse momento desafiador pelo qual passamos, a Diageo mantém firme o seu compromisso global de contribuir com as comunidades”, afirma Gregorio Gutiérrez, presidente da companhia na região PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil).

Pela economia local

Devido ao temor de prolongamento da crise causada pela pandemia de Covid-19, o presidente do Sindalimentos, André Siqueira, faz “um apelo para a população priorizar a aquisição de alimentos produzidos pela indústria cearense, para movimentar a economia local”. De acordo com ele, todas as 130 indústrias associadas estão funcionando e foram adotados vários critérios de proteção, como redução do quadro funcional sem demissão, sistemas de rodízio, limitação das equipes em cada setor, reforço na higienização das fábricas e dos veículos de distribuição, entre outras. “A gente entende que alguns setores podem funcionar adotando novas práticas, temos uma preocupação grande com o andamento da economia”, avalia.

Senai doa EPI
Utilizando tecnologia de impressão 3D, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está produzindo 30 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde da rede pública estadual que estão trabalhando no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Os protótipos dos dois tipos de máscaras foram feitos em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Dois tipos
O primeiro lote, com nove mil máscaras de TNT, será entregue no próximo dia dois. Também serão produzidas máscaras faciais em poliamida. “São seis impressoras 3D fabricando os protótipos no Centro Senai de Tecnologia, vamos produzir EPI em larga escala”, afirma o diretor regional, Paulo André Holanda. Os EPI serão fabricados nas unidades da Parangaba, Sobral e Maracanaú.

Colosso lança delivery beneficente
O complexo Colosso Fortaleza passou atender com sistema de delivery e, a cada pedido, uma refeição será doada para entidades que cuidam de idosos. “Mais do que nunca, precisamos manter a conexão do nosso espaço com o público, aliada ao nosso compromisso social”, destaca Eduardo Castelão, CEO do Colosso. Ele acrescenta que o delivery já estava previsto na expansão da casa. Além das pizzas do Colosso, o restaurante Zói também atenderá no sistema, oferecendo pratos individuais, sushis, sashimis e saladas.

 

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS