Economia

Setor de logística e transporte de cargas descarta impacto nas operações devido a Covid-19

“Nós não vamos parar. A orientação é que a gente quer e precisa trabalhar, somos uma atividade de primeira necessidade”, afirma Clóvis Nogueira

Não existe risco de desabastecimento de itens de primeira necessidade no Nordeste, assegura o presidente da Federação das Empresas Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (Fetranslog), Clóvis Nogueira. A entidade representa os sindicatos patronais de cinco estados da região: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Nogueira, que também preside o sindicato estadual (Setcarce), afirma que as medidas estão sendo acompanhadas pelos estados e que as ações preventivas nas divisas, como checagem da temperatura corporal dos motoristas e também nas atividades operacionais de distribuição, serão reforçadas para proteger a saúde dos trabalhadores do setor.

“Nós não vamos parar. A orientação, tanto da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), como ANTC (Associação nacional de Transportadores de Cargas) é que a gente quer e precisa trabalhar, somos uma atividade de primeira necessidade. É pra trazer medicamento, trazer comida, água, tudo o que se imaginar”, avalia.

No Ceará, a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, disponilizou número de telefone (85-99293.6675) para que os empresários tirem dúvidas sobre logística diretamente com ela.

De volta pra casa
A interrupção de feiras, eventos e do próprio fluxo turístico internacional mudou o foco do trabalho da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que passou a ser trazer os brasileiros que estão no exterior de volta para o Brasil. O órgão afirma que as companhias aéreas Latam, Azul, Gol, TAP e EuroAtlantic se dispuseram a ceder aeronaves para que o governo brasileiro possa trazê-los de volta. Até o momento, cerca de 1.800 cidadãos brasileiros procuraram embaixadas e consulados em Portugal, Peru, Marrocos e Caribe para tentar voltar.

Após 22 anos, voo da TAP é suspenso
Companhia aérea com o voo internacional mais longevo a operar no Ceará – entre Fortaleza e Lisboa, com quase 22 anos ininterruptos – a portuguesa TAP foi mais uma companhia que anunciou a interrupção temporária da maior parte das suas atividades no Brasil. A decisão se deve, segundo comunicado ao mercado, às restrições impostas tanto pela União Européia quanto pelo Brasil, como medidas de contenção da pandemia de Covid-19. Inicialmente, entre os dias 23 de março e 19 de abril, todas as operações em Fortaleza, Natal (RN), Belém (PA), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Recife (PE) estão canceladas. Os voos São Paulo-Lisboa serão reduzidos a três frequencias semanais e Rio de Janeiro-Lisboa, a uma.

Orientações
Os clientes da operadora de saúde Unimed Fortaleza passaram a contar, na última semana, com uma central de atendimento exclusiva para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus. Quem vai prestar as informações são médicos plantonistas, que se revezam 24 horas por dia, pelo número 0800 940 7800. É preciso ter a carteirinha do plano de saúde em mãos.

Reforço
A rede de supermercados Pinheiro adotou limpeza redobrada nas lojas, reforço do aplicativo e encerramento de atividades de gastronomia contra o Covid-19. “Estamos funcionando dentro da normalidade no que é possível, com alterações de horários e medidas repassadas pelos órgãos de saúde estão repassando”, afirma Alexandre Pinheiro, diretor comercial da rede.

Lide estimula cooperação privada
A presidente do grupo de lideranças empresariais Lide Ceará, Emília Buarque, estreou uma série de vídeos com representantes da iniciativa privada de todo mundo abordando iniciativas de cooperação entre pessoas e com os governos. O objetivo é trocar conhecimentos e experiências sobre como lidar com a crise provocada pelo novo coronavírus em diferentes setores. Participam da série representantes do Lide da Itália, da Alemanha e da China.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS