Economia

Setor de exportação de flores está otimista com 2021; Mercado cresceu cerca de 50%

Desabastecimento nos mercados dos Estados Unidos e Europa beneficiou produtores de flores e plantas ornamentais do Ceará durante a pandemia

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

O setor de flores e plantas ornamentais está otimista com a retomada da economia, garante Gilson Gondim, presidente da Câmara Setorial deste segmento. De acordo com ele, um bom termômetro tem sido o Mercado das Flores, instalado pela Prefeitura de Fortaleza em janeiro de 2019, no bairro Joaquim Távora. O equipamento registrou uma alta de 50% no volume de vendas nos últimos 12 meses, afirma Gondim. Outra sinalização positiva vem das exportações: durante a pandemia de covid-19, “Europa e Estado Unidos tiveram problemas de desabastecimento e a gente continuou fornecendo, então a coisa andou bem”. “Conseguimos manter uma performance muito boa, conseguimos rotas alternativas para os Estados Unidos e Europa, mesmo com o frete mais caro”. Porém, “com relação à flor de corte, houve uma redução muito grande, porque o principal mercado para eles é o de eventos, casamentos, etc., e isso teve um impacto muito grande por causa da pandemia”, relata. Este segmento representa cerca de 50% da produção local. Gondim espera que 2021 haja “expansão da área de cultivo, principalmente em função do Projeto Novos Cultivares, em parceria com o Governo do Estado, que traz novas variedades para produção no Ceará”.

Preocupação com fake news
Levantamento feito pelo Observatório Febraban (ligado à Federação Brasileira de Bancos – Febraban) apontou que mais da metade dos brasileiros têm preocupação com a disseminação de notícias falsas ou distorcidas, as temidas fake news. Focado em hábitos de consumo na internet, o estudo detectou que, entre os três mil internautas consultados entre 17 e 22 de setembro, 86% manifestam preocupação com fake news, principalmente entre os que têm filhos entre 12 e 18 anos (92%).

WhatsApp
O estudo da Febraban, feito em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Polícias e Econômicas (Ipespe), aponta ainda que as redes sociais são as responsáveis por 77% do consumo de internet (77%), sendo o WhatsApp a plataforma mais acessada (66%), seguida por sites em geral e Instagram (26%). Facebook (24%) e YouTube (22%) vêm em seguida.

Cursos gratuitos
O Centro Universitário Fametro (Unifametro) está ofertando 2.800 vagas em cursos de extensão gratuitos, que acontecem durante todo o mês de outubro. Os cursos são remotos, abertos ao público, e tem a duração de 2 a 10 horas, a depender da modalidade escolhida. As inscrições são efetuadas pelo site www.unifametro.edu.br/expandir.

Smart City: cresce a procura no Ceará
Responsável pelos empreendimentos Smart City Laguna e Smart City Aquiraz, além de outro semelhante no Rio Grande do Norte, a Planet Smart City tem percebido aumento na procura de clientes fora do Ceará. Nos dois empreendimentos locais, cerca de 35% dos lotes foram vendidos para pessoas que residem em outros estados, aponta a CEO da Planet, Susanna Marchionni. “Isso acontece também porque o conceito de cidade inteligente já é bastante difundido no eixo Rio-São Paulo. As suas vantagens, como soluções inovadoras em arquitetura e planejamento urbanístico, tecnologia, meio ambiente e práticas de inovação social, são garantias de uma aquisição segura”, analisa.

Assis Filho assina obra-tema da Amigos em Ação
A escultura em bronze “Mais do que posso ter”, do cearense Assis Filho, foi escolhida como a obra-âncora da 12ª Exposição Coletiva de Obras de Arte e da 17ª edição do tradicional Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação. A obra, com 53 cm de altura, segue o estilo Figurativa Realista, característico do autor. Além desta, outras obras de artistas locais serão doadas para o leilão, cuja arrecadação será inteiramente direcionada para projetos assistenciais.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS