Economia

Sesi Ceará e C. Rolim Engenharia criam o Safetynet, proteção que previne quedas em canteiros de obras

Equipamento promete eliminar a necessidade de utilização de ferramentas mais limitantes para os profissionais, como o cinto paraquedista

O Safetynet é um dispositivo retrátil de proteção contra quedas em periferias de obra, composto de uma rede de polietileno de alta qualidade. O disposivito foi criado pelo Centro de Inovação (CIS) do SESI Ceará, em parceria com a Terraços do Bosque, empresa do grupo C. Rolim Engenharia. O objetivo é dar maior segurança para os trabalhos em canteiros de obras e dar maior mobilidade aos trabalhadores.

O equipamento permite que trabalhos próximos a periferia das obras sejam feitos com maior segurança e sem necessidade da utilização do cinto paraquedista e do Sistema Limitador de Queda em Altura (SLQA). “Ele possui uma durabilidade mínima de cinco anos e por ser retrátil é de fácil guarda e transporte para outras obras”, explica “Ele possui uma durabilidade mínima de cinco anos e por ser retrátil é de fácil guarda e transporte para outras obras”, explica o engenheiro do CIS.

Para Alexandre Mourão, diretor de inovação, sustentabilidade e tecnologias da C. Rolim Engenharia, no equipamento é capaz de melhorar o andamento dos processos em canteiros de obras, sem abrir mão da segurança dos profissionais envolvidos. “Temos possibilidades de grandes avanços no setor da construção civil, que ainda faz parte de uma construção artesanal em que é preciso melhorar o processo de industrialização. E o SESI, junto com Safetynet e outros projetos de inovações que nós temos, nos possibilita melhor tanto na tipologia construtiva, como também, na parte de Saúde e Segurança do Trabalho”, argumenta.

O Safetynet foi submetido e aprovado no Edital de Inovação da Indústria 2019, ciclo 1, na categoria Inovação em Segurança e Saúde do Trabalho e Promoção da Saúde. Os dispositivos já foram testados e aprovados. Foram fabricados 12 dispositivos e instalados na Obra Estrelário do Grupo C. Rolim.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS