Economia

Sem simplificação de propostas, reforma tributária não sai, analisa Michel Temer

“Fui três vezes presidente da Câmara, em duas delas eu tentei fazer a reforma e não foi pra frente porque envolve os interesses da União, estados, municípios e dos contribuintes”, relatou Michel Temer

Michel Temer (MDB), defende simplificar a reforma para chegar a um meio termo. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Estreando um novo formato das lives do Lide Ceará, o ex-presidente Michel Temer (MDB) defendeu ontem tornar as propostas de reforma tributária mais simples para facilitar as suas aprovações. Para Temer, “Congresso e Executivo têm que conversar e ajustar os ponteiros”. Ao ser questionado pela presidente do Lide Ceará, Emília Buarque, sobre qual modelo de reforma tributária considera mais adequado, relatou: “fui três vezes presidente da Câmara, em duas delas eu tentei fazer a reforma e não foi pra frente, porque envolve os interesses da União, dos estados e dos municípios e dos contribuintes, então é uma guerra total”.

O ex-presidente sugere que é preciso “encontrar um meio termo, sempre partindo da ideia da simplificação, fazendo uma coisa que seja palatável para essas quatro figuras, senão, não sai a reforma tributária”. E ressaltou: “o diálogo é fundamental”. Temer também disse que prefere utilizar os termos “simplificação ou desburocratização tributária”, pois “o vocábulo reforma está muito queimado”. “Eu acho que a simplificação, a desburocratização, traz vantagens fantásticas. As pessoas ficam assustadas com as exigências tributárias. Se deve evitar o aumento da carga tributária, mas a desburocratização, eu insisto ainda neste ponto”, concluiu.

Fim do presidencialismo puro
Temer também falou sobre reforma política e defendeu novamente uma mudança no sistema eleitoral, trazendo mais responsabilidade ao parlamento. “Eu diria que temos que caminhar para um sistema que não é mais um presidencialismo puro, mas um sistema semi-presidencialista ou semi-parlamentarista”. Para ele, “não é possível a todos os momentos termos movimentos que pedem impedimento e criam um trauma institucional, você tem a queda de governo de forma natural, onde as funções administrativas caibam ao legislativo”.

CDL pede ampliação de horários
A nova trincheira da Câmara de Dirigentes Lojistas tem sido a ampliação do horário de funcionamento de shoppings e do comércio de rua. O presidente da CDL, Assis Cavalcante, considera que os protocolos adotados pelos empresários dão a segurança necessária para passar para as próximas fases do plano de reabertura econômica do Ceará e diz estar “confiante de que, em Fortaleza, passaremos para a quarta fase do plano de retomada”. Assis acrescenta que a entidade está “estudando com o governo a possibilidade de ampliação, mas tudo só será feito com toda responsabilidade e toda segurança para que nós possamos vencer e chegar na quarta fase”, pontua.

Pague Menos
A entrada do Grupo Pague Menos na Bolsa de Valores será coordenada também pela BB Investimentos, subsidiária do Banco do Brasil, e pelo banco JP Morgan. Outras instituições que já haviam sido confirmadas como integrantes do pool que vai assessorar o IPO (oferta inicial de ações), anunciado no último dia 25, são Itaú, Credit Suisse Brasil, XP Investimentos e Santander.

Flash Imobiliário
Logo mais, às 9h, o sócio-diretor da Lopes Immobilis, Ricardo Bezerra, comanda a edição de julho do Flash Imobiliário. O evento virtual vai anunciar os resultados do mercado em junho nos diferentes segmentos e os campeões de vendas tanto do segundo trimestre, quanto do acumulado de 2020. A transmissão, para convidados, será por meio da plataforma Zoom.

Conceito A+ do BS Design é renovado
A Cushman & Wakefield, empresa norte-americana de serviços imobiliários comerciais, renovou neste mês o conceito A+ do BS Design, concedido a empreendimentos que atestam alto padrão arquitetônico, tecnologia, segurança e conforto. A certificação A+ é emitida a apenas um edifício por cidade e é válida por três anos. O BS Design manteve o conceito A+, segundo a avaliação, devido à boa localização, amenities e certificações.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS