Economia

Santana Textiles fará doação de ao menos 80 mil máscaras laváveis para profissionais da saúde

Máscaras de tecido obedecem normas da ABNT e serão distribuídas nas regiões com maior carência de Equipamento de Proteção Individual (EPI)

A indústria cearense Santana Textiles, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), desenvolveu um protótipo de máscara de prevenção ao novo Coronavírus. A máscara, considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI), é feita com tecido especial cedido pela empresa do Ceará.

De uso obrigatório para os profissionais de saúde, o equipamento pode ser utilizado por até quatro horas e é lavável, podendo ser reutilizado. A Secretaria de Saúde de Caruaru, município pernambucano próximo a o polo têxtil de Toritama, onde a Santana Textiles também possui uma unidade fabirl, aprovou o protótipo de máscara em tecido apresentado pela empresa.

Todas as máscaras serão doadas para regiões necessitadas e a produção da confecção do equipamento de segurança já começou desde a última quinta-feira (26). Inicialmente serão confeccionadas 80 mil máscaras. Segundo a Acit, o projeto está em consonância com as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Sinduscon faz doação contra Covid-19
Uma mobilização do Sinduscon junto a construtores e incorporadores arrecadou cerca de R$ 250 mil para a compra de respiradores artificiais para a rede pública de saúde do Ceará. O valor será repassado ao Estado via Fiec. “Mesmo num momento de grande dificuldade para o setor, conseguimos contar com a sensibilidade e solidariedade dos nossos associados”, afirma o presidente do sindicato patronal, Patriolino Dias de Sousa.

Esmaltec produzirá máscaras de proteção facial em parceria com o Senai
A Esmaltec firmou parceira com o Senai/Sesi para a produção de 30 mil máscaras de proteção facial que serão doadas para profissionais da saúde que estão trabalhando na luta contra a Covid-19 no Ceará. A indústria vai produzir os componentes plásticos das máscaras nas mesmas máquinas que produzem partes de fogões, refrigeradores e geláguas. Assim, o tempo de produção vai cair dos 60 dias previstos utilizando somente as impressoras 3D do Senai para apenas seis dias. “Somos uma indústria de eletrodomésticos que tem um propósito muito claro de estar comprometida com o agora e as futuras gerações. Usamos nossas melhores pessoas e recursos para que esta produção desse certo”, afirma Abelardo Queiroz Rocha, presidente do grupo Edson Queiroz.

Pelos pequenos
Para incentivar a continuidade dos pequenos negócios apesar da pandemia, a Faculdade CDL lançou uma plataforma virtual para estimular as compras dos pequenos empresários. A ferramenta vai disponibilizar um mapa mostrando as micro e pequenas empresas em cada região. Os interessados podem cadastrar suas empresas no site https://conteudo.faculdadecdl.edu.br/ajudeopequenonegocio.

Férias coletivas
Com a queda no consumo de cerveja decorrente do fechamento provisório de bares e restaurantes durante a pandemia, o Grupo Petrópolis (cervejas Itaipava, Petra, Crystal, entre outras) concedeu férias coletivas para cerca de 10 mil funcionários em sete fábricas e 180 centros de distribuição no Brasil. O grupo possui, ao todo, 28 mil colaboradores, dos quais 20% já estavam trabalhando em regime home office.

Não é hora de desanimar, avalia Chiquinho Feitosa

Presidente da Federação das Empresas de Transporte do Ceará (Fetrans), Chiquinho Feitosa avalia que, devido à pandemia de Covid-19, “estamos vivendo um momento crítico, no entanto, não podemos desanimar”. Para ele, “o isolamento social é muito importante para conter a proliferação do vírus, porém, nós empresários, propulsores da economia, temos imensa responsabilidade junto com os governos, de manter os empregos e fazer tudo quanto for necessário para que o país volte à normalidade”.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS