Economia

Qair Brasil desenvolve projetos de geração de energia eólica off shore e hidrogênio no Ceará

“Uma das oportunidades do Ceará é apostar justamente no hidrogênio verde. Estamos a pensar fortemente nisso e a trabalhar neste sentido”, afirma Armando Abreu

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Multinacional de origem francesa que atua no Ceará, onde mantém quase 3 GW em projetos de geração de energia eólica e solar, a Qair Brasil está formatando projetos para geração de energia eólica off shore (no mar) e também de produção de hidrogênio verde. “Criamos a Qair Marine, voltada para o off shore, e estamos desenvolvendo dois parques off shore no Ceará. E uma das oportunidades do Ceará é apostar justamente no hidrogênio verde. Estamos a pensar fortemente nisso e a trabalhar neste sentido”, afirma o presidente da unidade brasileira, Armando Abreu, português radicado aqui há 25 anos.

A geração de hidrogênio verde, vem sendo tratada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Maia Júnior, como uma nova fronteira de desenvolvimento do Ceará. Abreu concorda e reitera que, se o cenário é favorável para o Brasil, é ainda mais aqui, graças a parceria entre o Complexo Pecém e Roterdã a expertise que o Estado desenvolveu no setor e o potencial para produzir energia limpa, essencial para a produção. “Cerca de 75% dos custos de produção do hidrogênio é energia elétrica. A Europa, se analisar a necessidade de hidrogênio nos próximos 30 anos, não tem capacidade de produzir o hidrogênio suficiente nem a energia para produzir esse hidrogênio”, explica Abreu.

Ambiência favorecida
Outro aspecto positivo do Ceará apontado por Armando Abreu, em entrevista à TV Otimista, é a ambiência para o desenvolvimento do setor. “O investidor não quer ‘facilitismos’, quer seriedade, regras claras e transparentes e que as instituições públicas funcionem. E isso tem se conseguido nos últimos anos. Os últimos governos estaduais têm criado esse ambiente propício para os negócios. Além do apoio do Banco do Nordeste, fundamental em todos os projetos de energia renovável nos últimos anos”, exalta.

Multiplay anuncia nova COO
A Multiplay Telecom apostou em uma solução interna para ocupar o posto de Chief Operating Officer (COO): Giselle Fonteles, que está na empresa há 15 anos e comandou o setor de relacionamento com o cliente por nove anos. A executiva ingressou na Multiplay como estagiária do call center e é a primeira mulher na história do grupo a assumir a diretoria de operações. Um dos desafios de Giselle é o comando de operações do Cluster Ceará, que envolve também a Ideia Telecom. “Minha liderança continua, como sempre foi, humana, prática, com foco em resultado. Mudaremos o que for preciso e vamos alinhando tudo o que for necessário para prestar um serviço de qualidade aos nossos assinantes”, promete.

5G
A Anatel está preocupada com a universalização do acesso às redes de internet 5G no leilão de espectro que está sendo formatado. A tensão está na obrigatoriedade do “release 16”, que deve elevar os custos de implantação e do serviço em si. Trata-se uma série de protocolos para o uso da internet das coisas, que exige redes novas.

Grupo de trabalho
Os deputados que trabalham na versão final do edital estiveram reunidos na terça-feira, 9, com o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, que os alertou sobre o provável repasse do custo pelas operadoras, restringindo muito o público. A ideia é que seja retirada a exigência do release 16 para que as teles utilizem as redes 4G existentes.

FCDL acerta funcionamento do comércio no carnaval
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) confirmou que as lojas do comércio varejista da capital cearense estarão abertas para atendimento durante o Carnaval. O acordo foi resolvido em coletiva com os trabalhadores do setor. O aditivo autoriza o funcionamento na segunda e terça do período carnavalesco. Segundo Freitas Cordeiro, que preside a FCDL, o funcionamento do comércio seguirá horário estabelecido no decreto estadual, até às 20h.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS