Economia

Projeto e estudos ambientais de terminal de uso privado no Pecém são debatidos em audiência

Redação O Otimista
redacao@ootimista.com.br

Uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (27) discutiu projeto e estudos ambientais do Terminal Portuário de Uso Privado (TUP) da Nordeste Logística (NELOG), que deverá ser instalado em área do Complexo do Pecém, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A medida é parte da fase de licenciamento ambiental do empreendimento. Para a Semace, é preciso, nesta etapa, esclarecer população e autoridades o máximo possível sobre o objetivo do empreendimento e sua importância para a economia local.

“Nosso objetivo é discutir, com toda a população cearense, os impactos e benefícios que o Estado pode ter com a instalação do projeto, além de esclarecer as dúvidas inerentes ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e ao Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento”, disse o gerente de controle ambiental da Semace, Waslley Pinheiro, que presidiu a audiência.

O TUP Nelog ocupará uma área terrestre de 83,5 hectares, abrangendo quatro terminais para o transporte de minério de ferro, grãos agrícolas, fertilizantes e contêineres (carga geral). De acordo com José Roberto Correia Serra, diretor da NELOG, a expectativa é de que o empreendimento seja responsável pela geração de 2.000 empregos diretos na fase de obras, além de 6.000 postos de trabalho diretos e indiretos quando estiver totalmente operacional, em 2026.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS