Economia

Presidente da Abar ressalta importância de rediscutir tarifas do gás natural

O Novo Mercado do Gás, projeto do Ministério da Economia, visa estabelecer um novo marco para o setor e ampliar a rede de gasodutos no Brasil

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Fernando Franco preside a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e é conselheiro da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE). Foto: Tapis Rouge

Recentemente reconduzido à presidência da Associação Brasileira das Agências Regulatórias (Abar), Fernando Alfredo Rabello Franco, também conselheiro da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), tem se debruçado sobre duas discussões extremamente relevantes para o desenvolvimento no Brasil: o novo marco regulatório do saneamento básico e o Novo Mercado do Gás, iniciativa lançada em meados do ano passado para ampliar a concorrência e o uso de gás natural como fonte de energia para as indústrias. Em entrevista à TV Otimista, Franco afirmou que no novo marco regulatório do gás, que pode ser aprovado ainda este ano pelo Congresso, “o principal ponto é fazer com que tenhamos um preço de gás barato no Brasil”. Ele compara: enquanto o preço por mmBtu no Brasil é de 12 dólares, nos Estados Unidos é apenas um terço disso e na Europa, oito dólares. “É preciso rever a estrutura e o custo para que se possa ofertar um gás mais acessível para a população e para a indústria. No Brasil, a gente estima que em 10 anos vamos ter um aumento de 120% da oferta de gás proveniente do pré-sal. Pra isso precisamos ter em terra estruturas, gasodutos para distribuir esse produto, principalmente no interior, para fomentar o desenvolvimento das regiões”, argumenta.

Redução dos preços
Para o presidente da Abar, entidade que congrega 67 agências, o potencial no Brasil é pouco explorado. “Dentro da matriz energética, o gás está em torno de 32% nos Estados Unidos, na Argentina, 52%. No Brasil, de 12% a 17%”. Franco afirma ainda achar que o novo marco não vai reduzir os preços em 40%, como estimado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. “Mas acredito que a gente pode pensar nos próximos cinco anos em uma redução em torno de 30%, 24% do custo do gás é tributo”, diz.

Pop Up RioMar

RioMar Fortaleza. Foto: Beatriz Bley

Três dos principais shoppings do Grupo JCPM – RioMar Fortaleza, RioMar Recife e Salvador Shopping – inauguram hoje (1º) uma loja Pop Up para permitir ao consumidor experimentar presencialmente a compra pela internet e conhecer mais sobre a plataforma de vendas dos empreendimentos. Em Fortaleza, a loja ficará localizada no Piso L2, próximo à Zara, e terá exposição de cerca de 100 itens de diversas lojas à disposição para venda digita com QR Code que levará direto para a área de compras no site do produto selecionado. Outra possibilidade é utilizar a ferramenta “presente”, com o item comprado sendo entregue diretamente por delivery para a pessoa presenteada.

Roadshow TIC
Começa hoje e vai até amanhã (2) o o evento virtual “Roadshow TIC Ceará – Conheça o nosso potencial”, criado pela Sedet para promover as oportunidades de negócios para empresas relacionadas à Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC) no Estado. O evento será transmitido pelo canal da secretaria no YouTube.

Economia Criativa
Gestor do Museu da Indústria, mantido pela Fiec, Luís Carlos Sabadia foi eleito presidente da Câmara Setorial da Economia Criativa da Adece. “Para uma área da economia que avança mundialmente, e que ainda é de desconhecimento de muitos, falar, estudar, propor, planejar a Economia Criativa no Ceará, é olhar para o futuro”, comemora Sabadia.

MOB de olho no leilão de 5G

Sayde Bayde, CCO da MOB Telecom. Foto: Divulgação

Durante participação no evento Inovatic, na última semana, o CCO da MOB Telecom, Sayde Bayde, afirmou que a empresa se estrutura para participar do leilão da tecnologia 5G em 2021. De acordo com ele, já foi montado um grupo de trabalho para analisar as condições. “Nos próximos anos, as operadoras de telecomunicações vão enfrentar um grande desafio que é a unificação de rede, provocada por um mercado tão aquecido”, afirma.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS