Economia

Prêmio Otimista: homenagem para quem promove a sustentabilidade

Foi realizada ontem a primeira edição do Prêmio Otimista de Sustentabilidade. A premiação, que homenageia personalidades, empresas e instituições cearenses, é considerada uma extensão da comunicação propositiva que faz parte da rotina do Grupo Otimista de Comunicação. O evento ocorreu no BS Design, em Fortaleza.

O anfitrião e presidente do grupo, Adriano Nogueira, agradeceu a presença dos convidados e homenageados da noite. “Somos a última geração que pode fazer alguma coisa pela nossa casa”. Ele destacou que o momento é de todos trabalharem juntos por um mundo melhor, para um futuro mais inclusivo, fraterno, pacífico e sustentável.

“Por isso, precisamos deixar de lado divergências ideológicas, políticas e partidárias. Precisamos unir poder público, iniciativa privada e sociedade civil nessa jornada. Só assim será possível descarbonizar nossas atividades, restaurar nossos ecossistemas, desenvolver uma nova economia. Tenhamos os objetivos de desenvolvimento sustentáveis como farol. Um momento de muito trabalho, mas também de esperança e otimismo”, disse.

Durante o evento, houve uma palestra sobre ESG e impact ministrada por Denise Hills, SDG Pioneer pelo Pacto Global. Ela afirmou ser um orgulho participar de uma premiação que carrega este nome.

“Ser otimista e incentivar através da inovação, empresas que buscam a sustentabilidade, a contribuição dos negócios para o planeta, para a sociedade e para a geração de valor em geral, é excepcional”, ressaltou.

A diretora-geral do Grupo Otimista, Nathália Bernardo, destacou que somos parte de um planeta miraculoso e não temos plano B caso não cuidemos e preservemos a Terra. “Ainda assim, estamos sabotando a capacidade deste planeta de abrigar a vida. Mas somos otimistas, gostamos de ser portadores de boas notícias e a que temos para dar é a de que ainda dá tempo”, observou.

Na lista de premiados, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, disse que o reconhecimento amplia ainda mais sua responsabilidade como líder classista. “Valeu a pena todo o esforço empreendido até
aqui. Quando percebo que, ao meu lado, nomes expressivos da sociedade cearense são reconhecidos pelo papel na construção de um futuro mais jus to, inclusivo e sustentável, me sinto ainda mais responsável”, reforçou.

O governador do Ceará em exercício, Evandro Leitão, também foi homenageado. Segundo ele, que preside a Assembleia Legislativa do
Estado, todos os presentes ao evento têm em comum um olhar futurista voltado para o fomento de iniciativas que proporcionam um mundo mais justo, igualitário, mais pacífico e sustentável para as próximas gerações.

“Estamos desenvolvendo programas e ações que aproximam ainda mais o Parlamento do povo cearense pela oferta de serviços de excelência e gratuitos de saúde, educação, cidadania e empreendedorismo, sempre de forma empática, inclusiva, responsável e sustentável. Dessa forma, entendo que esse reconhecimento é para todos que fazem parte deste novo momento da Assembleia Legislativa do Ceará”, acrescentou.

Homenageados

Alcilea Farias, coordenadora do Núcleo ESG da Fiec

Armando Abreu, presidente da Qair

Edgar Gadelha, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Caatinga

Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)

Fabrini Andrade, diretora-executiva do Instituto Povo do Mar

José Carlos Pontes, presidente do Grupo Marquise

José Sarto, prefeito de Fortaleza

Marcílio Maia, vice-presidente da Aquasis

Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec

Severino Ramalho Neto, presidente dos Mercadinhos São Luiz

Ticiana Rolim, presidente da Somos Um e cofundadora da EllaImpact Alliance

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS