Economia

Prefeitura de Fortaleza realiza consulta pública para usar energia limpa em escolas de creches da Capital

Concessão terá prazo de 25 anos e consulta espera colher contribuições que melhorem o projeto

Aflaudísio Dantas
aflaudisio@ootimista.com.br

A Prefeitura de Fortaleza retomou nesta sexta-feira (13) uma consulta pública para possibilitar o uso de energia renovável em escolas e creches públicas sob responsabilidade da prefeitura. Caso se concretize, o fornecimento e manutenção do serviço serão feitos através de parceria público-privada. O processo havia sido paralisado por conta da pandemia de covid-19.

A consulta iniciada hoje continuará pelos próximos 30 dias. Serão colhidos contribuições, sugestões e questionamentos relativos ao processo. A coleta é feita através do e-mail parcerias@sde.fortaleza.ce.gov.br, com a identificação do autor (nome completo, CPF, endereço, e-mail e assinatura).

A concessão terá prazo de 25 anos, com articulação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Coordenadoria de Parcerias Público-Privadas de Fortaleza. A ação é resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que resultou na apresentação de estudos que sinalizam a viabilidade do projeto de concessão.

Um dos principais motivos para a adesão ao novo formato é cortar gastos e obter mais eficiência. “As tecnologias implantadas reduzirão a emissão de poluentes e fortalecerão o conhecimento sobre energias limpas e renováveis, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes sobre economia e desenvolvimento sustentável. Iniciativas como essas são extremamente necessárias para garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras”, explica a coordenadora de Parcerias Público-Privadas, Sávia Erma.

A Prefeitura já possui iniciativas em outros setores que adotam a eficiência energética. A Secretaria Municipal da Educação (SME) possui hoje grande parte das unidades consumidoras conectadas em baixa tensão e faturadas na modalidade de consumo B, gerando um consumo médio de 13,5 GWh por ano.

Serviço
Consulta pública para implantação de energia limpa em equipamentos da educação
Prazo da consulta: 13/05 a 13/06/2022
E-mail: parcerias@sde.fortaleza.ce.gov.br

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS