Economia

Players mundiais do setor energético se reúnem no Ceará nesta semana

Proenergia Summit, que começa nesta quarta-feira em Fortaleza, e Kite for the Ocean, que abre ao público na quinta-feira no Cumbuco, debatem transição energética e sustentabilidade, reunindo players globais


Nathália Bernardo
nathalia@ootimista.com.br
Começa hoje às 9 horas e segue até amanhã o Proenergia Summit 2023, um dos maiores eventos do setor no Brasil, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE). Com público esperado de 5 mil pessoas no Centro de Eventos do Ceará, a iniciativa reúne os principais players do setor, como as multinacionais Qair, AES Brasil, bp, Neoenergia e Enel Trading.

A programação, que tem como foco a transição energética, inclui painéis, rodada de negócios, hackathon, podcast e a entrega do Troféu Jurandir Picanço, que este ano homenageia o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante. O evento também será palco para o nascimento da Abraenergias, associação articulada pelos principais sindicatos de energia do País, representando fortalecimento e coesão para o setor.

Para Luis Carlos Queiroz, presidente do Sindienergia-CE, o Proenergia Summit cresce a cada ano em sintonia com o setor. “Com o processo de transição energética evoluindo em todo o mundo e no Brasil, temos visto a nossa matriz de energia transformar-se cada vez mais, rumo às energias renováveis. Hoje, temos uma matriz essencialmente limpa, graças ao avanço de fontes como eólica e solar, e vemos novas tecnologias, como o hidrogênio verde, despontarem”, diz ele, que é CEO da B&Q Energia. Programação e ingressos para o Proenergia Summit estão disponíveis em www.proenergiasummit.com.

Oceano e clima são trilhas do Kite for the Ocean Summit
Transição energética também é tema transversal no Kite for the Ocean Summit, área de conteúdo do Kite for the Ocean, evento do Winds for Future, que acontece de quinta a domingo na vila do Cumbuco.

A programação é voltada para criar conexões, difundir conhecimento e ampliar a consciência em duas trilhas: oceano, o principal responsável pela vida no planeta, e clima, o grande desafio da humanidade. Entre os players do setor energético reunidos no evento então Energy Observer, Envision, Qair, Air Liquide e Vestas. Também integram a programação instituições como Blue Keepers/Pacto Global, Sea Shepard, Voz dos Oceanos e Cubo Itaú.

Vai ter recorde
O Kite for the Ocean acaba de anunciar que bateu a meta de somar 44 mil quilômetros, o equivalente a uma volta no planeta, velejados por kitesurfistas de todo o mundo, o que será convertido em 44 toneladas de resíduos retirados das praias e oceano. Com a meta batida uma semana antes do prazo estipulado, o Kite for the Ocean dobra o desafio, com o objetivo de chegar aos 88 mil quilômetros, que serão convertidos em 88 toneladas de resíduos a menos nas praias.
O prazo para participação no desafio se encerra no próximo domingo, com o maior desfile de kites do mundo, na Praia do Cumbuco. Para fazer parte, o velejador deve se inscrever no Sympla e registrar seus quilômetros no aplicativo Strava. Com a meta alcançada, o Winds for Future deve bater pela terceira vez um recorde mundial, a ser certificado pelo Guinness World Records.
Além do esporte e do conteúdo, o Kite for the Ocean terá programação musical, com shows de Toni Garrido e Andrew Tosh. Inscrições e programação completa estão no site kitefortheocean.com.


As mulheres cearenses na ONU
Nos dias que antecederam a 78ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, a sede das Nações Unidas tem agenda voltada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), reunindo líderes mundiais para debater o futuro do Planeta. Lá, as mulheres mostram o que o Ceará tem a ensinar para o mundo.

Na programação, Ticiana Rolim Queiroz, da Somos Um e EllaImpacta, abordou a importância da liderança feminina na transformação global. Laís Pontes, da Pontes Indústria, participa de painel científico sobre a descarbonização da cadeia produtiva da carnaúba. Jana Brito, head de ESG do Cubo Itaú, apresentou cases da empresa em governança socioambiental e corporativa. Também integram a comitiva feminina cearense na ONU Bia Fiuza (Rizoma), Priscilla Veras e Lais Xavier (Muda Meu Mundo) e Celina Hissa (Catarina Mina).


A mulher cearense na Forbes BLK
Erika Pelaez, cofundadora da startup cearense Lovel, entrou no time da Forbes BLK, comunidade global de líderes negros da principal revista de negócios do mundo. A iniciativa reúne 13 mil membros de 58 países, que têm acesso a networking, mentorias e eventos exclusivos. “Ser aceita como membra dessa comunidade me traz muita alegria e honra. Estou empolgada por me juntar a uma rede tão inspiradora de empreendedores, profissionais, líderes e criadores negros dedicados a impulsionar mudanças sistêmicas nos negócios, na cultura e na sociedade”, diz Erika.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS