Economia

Planet Smart City fortalece os empreendedores para driblar a pandemia

Acreditando no empreendedorismo como base do desenvolvimento das cidades inteligentes inclusivas, Planet Smart City se dedica a fortalecer os negócios para impactar as pessoas

Mais que sugerir e implantar melhorias, objetivo é engajar empreendedores em um projeto maior (Crédito: Divulgação).

Na Smart City Laguna, no Ceará, a equipe Planet percebeu que era possível transformar fragilidades em oportunidades durante a implantação do gamification, ferramenta que vai usar a tecnologia para impulsionar as vendas no local através de um sistema de pontos. Em contato com os empreendedores durante as visitas, surgiu a ideia de oferecer o serviço de consultoria profissional gratuita, que foi imediatamente abraçada pela Planet.

“Muito mais que sugerir e implantar melhorias, queremos engajar todos em um projeto maior, que transforma vidas. Um dos exemplos é o de uma empreendedora de Laguna que é a primeira mulher da família a abrir um negócio e consegue me transmitir pelo olhar e pelas palavras a força e a vontade de dar certo. Enxergando o potencial dessas pessoas, investimos na realização dos sonhos enquanto estimulamos a economia circular, que é fundamental para o crescimento das nossas cidades”, destaca a CEO da Planet no Brasil, Susanna Marchionni.

Crescimento
Cuidando da beleza das mulheres da região, Claudenice Silva, carinhosamente chamada de Nice, é a empreendedora que Susanna fala e acompanha desde o início. Nascida e criada na zona rural, ela inaugurou o salão Caipira’s Fashion em 2019 e vem crescendo de forma significativa com o apoio da Planet: “A mentoria me ajudou a ver que nos dias de maior movimento, eu estava participando de alguns cursos, e mesmo com uma intenção de crescer, estava perdendo clientes sem perceber. Com essa simples mudança de agenda, junto da força da divulgação nas redes sociais, já consegui melhorar meu faturamento”, conta a cabelereira.

Susanna Marchionni, CEO da Planet no Brasil: enxergando o potencial dessas pessoas, investimos na realização dos sonhos enquanto estimulamos a economia (Crédito: Divulgação)

Com sabor de bons encontros, ao lado do salão de Nice, está o Kaco de Telha, restaurante do Alexandro. O estabelecimento, que antes só funcionava no formato presencial e aos finais de semana, inovou implantando o atendimento virtual e o sistema de entregas. “Além de ser um estímulo para a empresa, a consultoria está nos fortalecendo para enfrentar a pandemia. Temos hoje, por exemplo, um WhatsApp mais funcional, que nos permite atender os nossos clientes da cidade e da região de forma muito mais prática”, declara Alex.

Com oito meses de funcionamento, o Açaí 2 Estilos de Laguna é a segunda unidade da empresa de Aldemir da Silva, que começou na praça central de São Gonçalo do Amarante. Com a oportunidade de duplicar o aproveitamento dos ensinamentos adquiridos, o empresário destaca os benefícios da consultoria: “Em outro momento, eu precisaria me deslocar para Fortaleza e hoje temos esse serviço aqui na nossa cidade. Mesmo na pandemia, nosso faturamento está sendo positivo e a aplicação das ações da mentoria foi essencial para isso”.

Consultoria
Com soluções simples, as melhorias vão muito além da teoria e podem ser aplicadas em diversos nichos. Romênia Matos, consultora responsável pela mentoria, enumera algumas dicas aplicadas em Laguna que podem ser usadas por qualquer empreendedor, principalmente neste momento: a criação de uma conta no WhatsApp Business; a divulgação de serviços e promoções nas redes sociais; a produção de relatórios financeiros; a realização de pesquisas de mercado e a consolidação de parcerias.

“Todas essas iniciativas são gratuitas ou demandam baixo investimento e conseguem, ao mesmo tempo, ampliar o alcance das empresas, facilitar a decisão de compra para os clientes e reorganizar as finanças para o aumento das receitas. Com todos esses avanços, a Planet acerta em olhar de forma cuidadosa para a realização profissional e pessoal dos empreendedores enquanto investe no desenvolvimento das cidades inteligentes inclusivas”, explica Romênia.

Planet Smart City
A empresa proptech Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, que fornecem mais do que apenas residências. Com presença global no mercado imobiliário a preços acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet melhora a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência em integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação social. Seus bairros inteligentes, sustentáveis e socialmente inclusivos são apoiados pelos serviços do Planet App, uma plataforma digital própria que permite que os moradores interajam entre si e com o bairro ao seu redor.

O grupo fundado em 2015 pelos especialistas imobiliários italianos Giovanni Savio e Susanna Marchionni é líder global em Cidades Inteligentes Inclusivas, e tem sede em Londres, com escritórios na Itália, Brasil, Reino Unido e Índia. A Planet está executando um ambicioso plano de expansão, que inclui o lançamento de 30 projetos no mundo até 2023.

A proposta única da Planet se tornou realidade no Brasil, onde estão sendo construídos  projetos horizontais – Smart City Laguna (CE), Smart City Natal (RN), Smart City Aquiraz (CE)  – e verticais na cidade de São Paulo, com mais de 2.500 apartamentos com o parceiro local InLoop com a marca Viva!Smart. Mais informações em: www.planetsmartcity.com.br

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS