Economia

Operando com capacidade máxima, Cerbras cresce mais de 17% nos últimos meses

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Após ter apresentado crescimentos sucessivos desde julho, a Cerbras projeta fechar setembro com crescimento de 17,27% neste último trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Mariana Mota, diretora comercial, a empresa está “operando com 100% da capacidade produtiva”. A maior para o mercado interno:
“apesar de termos tido um crescimento expressivo no mercado externo, crescemos ainda mais no mercado nacional”.

A demanda em alta pode ser explicada pelo aumento de reformas e ampliações ocorridas durante o período de isolamento social, analisa a empresária. “Notamos um grande aquecimento no mercado da construção civil. Acreditamos que muito devido ao auxílio emergencial e também à baixa dos juros. Tudo isso associado à ressignificação que os lares passaram em decorrência da pandemia. O lar agora é prioridade”, afirma.

Outro movimento do mercado notado por Mariana é que, “além de reformar, há muita gente buscando uma segunda residência, mudando de casa e investindo em imóveis também, as baixas dos estoques das construtoras atestam isso”, completa. No momento, a Cerbras está preparando mais uma linha de produção de porcelanato, que começa a operar em 2021.

Em Brasília
Após participar de reunião com os dirigentes das federações das indústrias de vários estados ontem (14), em Brasília, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, permanece até quarta-feira, 16, na capital federal, para uma série de compromissos. Hoje, 15, assina convênio com o Ministério da Economia para colaboração do Observatório da Indústria da Fiec no estudo que deve propor ações para redução do “Custo Brasil”. Amanhã, discutirá Reforma Tributária, nova Lei do Gás e o Marco Legal do Saneamento, em reunião Confederação Nacional da Indústria.

Sustentabilidade e crise
Tendo como objetivo fomentar o diálogo entre diferentes esferas – como governos, setor produtivo e instituições financeiras – sobre desafios, legislação e avanços da governança no Brasil, o Fórum de Integridade do Banco do Nordeste será aberto no próximo dia 21, pelo presidente do BNB, Romildo Rolim, e pelo ministro da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário. Por causa da pandemia de covid-19 e a consequente limitação de público a 100 pessoas em eventos, esta será a primeira edição completamente virtual do evento, que ocorre até o dia 29, com o tema “Integridade e sustentabilidade em tempos de crise”. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site bnb.gov.br.

Hapmed
Pensada para facilitar a vida do profissional de saúde e facilitar o acesso a prontuários e históricos de pacientes, a ferramenta Hapmed já está disponível para médicos conveniados ao Sistema Hapvida. De acordo com a operadora,
uma das funcionalidades mostra cirurgias marcadas, procedimentos, exames de imagem e laudos de cada paciente.

Jornada digital
Voltada para micro e pequenos empreendedores que querem entrar ou ampliar a sua participação no e-commerce, o Senac Ceará vai lançar uma série de cursos intitulada Jornada de Negócios Digitais. Entre os dias 28 de setembro e 16 de novembro, serão ministrados três cursos, todos on line, sobre o tema.

Colheita de trigo no Apodi supera expectativas
A colheita de trigo irrigado por gotejamento na Chapada do Apodi, parceria da SL Alimentos e Agrícola Famosa, superou as expectativas iniciais, de 5 mil kg por hectare. “Colhemos 5.300 kgs por hectare na área plantada e em apenas 75 dias”, comemora o CEO da SL, Alexandre Sales. De acordo com ele, a produtividade é das melhores: “temos no Sul 2,4 mil kg por hectare e no Cerrado, algo em torno de 5,5 mil kg por hectare, e com uma duração entre 140 a 180 dias.”

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS