Economia

Oferta de água poderá “pintar o Nordeste de verde”, diz presidente da Frente do Agronegócio

Em Fortaleza nesta semana, o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio no Congresso, deputado Alceu Moreira (MDB), reuniu-se com representantes do agronegócio no Ceará e incentivou os empresários a serem mais participativos politicamente, reclamar menos dos políticos e cobrar mais da bancada cearense. Na avaliação do parlamentar gaúcho, o Ceará é um dos estados que mais poderá se beneficiar do Projeto de Lei nº 6.407/2013 (Lei do Gás), que tornará a energia de 30% a 40% mais barata no Estado. “Se nós tivermos uma estrutura bem montada do ponto de vista empresarial, nós vamos ter condições de dessalinizar a água para poder ter água no Nordeste. E aí começa a pintar o Nordeste de verde”. Com oferta excedente de água, será possível à região produzir milho com 20 dias a menos do que outras regiões do Brasil, exemplifica. “Pelo volume de sol e qualidade de solo, é possível que isso aconteça bem rapidamente, nos próximos dois ou três anos. E quando vocês tiverem a produção de milho, vão poder ampliar também as produções de leite, que já são gigantescas. Multiplique por cinco, seis ou sete. Se sem água vocês já produzem essa quantidade, imagina como vai ficar uma vaca girolando tendo água à vontade, pasto encostando na barriga, com dieta ilimitada, para produzir leite?”, instigou.

Fazer política todo dia
Alceu Moreira também ressalta que com a água excedente, outras produções, em especial a tilápia, poderá atingir volume muito próximos ao da produção avícola nos próximos 10 anos. “É um peixe que se multiplica com muita rapidez, mas muito mais aqui por causa do sol. Então, a riqueza está batendo na nossa porta e o que o empresário precisa é saber fazer política, não só para eleger alguém. É fazer política todo dia, fazer da política ferramenta de solução de vida”, ressaltou.

Dias de Sousa lança mall no Guararapes
Um novo mall no bairro Guararapes, na esquina das avenidas Miguel Dias e Atilano de Moura, será erguido pela Dias de Sousa. O investimento, estimado em R$ 10 milhões, deve ser inaugurado em 2022 e terá 3 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). O empreendimento já tem uma âncora confirmada: o Supermercado Guará, que abrirá a sua a nona loja, sendo a segunda no bairro. “As operações de built to suit são essenciais para atingir nossa meta de ampliar participação imobiliária no bairro. São contratos de longo prazo onde o cliente dá as diretrizes da construção, da forma que lhe atende melhor. Esse é o quarto empreendimento nosso com essas características”, detalha o empresário Patriolino Dias.

Richester
Seguindo a estratégia de diversificação das linhas de suas diferentes marcas, a M. Dias Branco relançou os biscoitos salgados Gold Class, da Richester. Com nova receita, mais saborosa e crocante, está disponível em pack com seis embalagens de 23g cada, nos sabores Clássico, Integral, Queijo e Pizza, todos já disponíveis nos supermercados do Nordeste.

IJCPM
Estão abertas inscrições para 20 cursos profissionalizantes e oficinas virtuais, oferecidas pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça, dos shoppings RioMar. Ao todo, são ofertadas 1,4 mil vagas direcionadas para jovens de 16 a 24 anos. Os cursos são feitos em parceria com o Senac e devem iniciar em setembro. Mais informações no site do IJCPM.

Homenagem a Celso Furtado comporá acervo
Durante o seminário da Unipace que homenageia e discute a obra de Celso Furtado, em alusão ao seu centenário, foi entregue uma tela em homenagem ao economista, de autoria do cearense Mano Alencar. A entrega simbólica foi feita pelo deputado estadual Salmito Filho (PDT), que preside a Unipace, para a viúva e organizadora do acervo de Furtado, Rosa Freire. O seminário segue até hoje e será encerrado com mesa redonda comandada por Gilberto Gil.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS