Economia

Ocupação hoteleira do Ceará deve ultrapassar 50% em julho

Apesar de previsão ainda ser 20 pontos abaixo da média histórica para o mês, há sinais de retomada do turismo

Régis Medeiros, presidente da ABIH-CE (Foto: Tapis Rouge)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Pela segunda vez desde o início da pandemia de covid-19, a ocupação hoteleira no Ceará deve ultrapassar a marca de 50%. A estimativa é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), afirma seu presidente, Régis Medeiros. “Estamos melhorando um pouquinho, a expectativa para julho é alcançar o patamar de 50%, talvez um pouco mais, até 55%”, relata. Caso a previsão se confirme, julho deve repetir o mesmo resultado de janeiro, quando a ocupação também bateu 55%.

Medeiros afirma que os resultados de junho estão sendo compilados, mas o resultado aguardado é de 43%, dez pontos percentuais acima do registrado em maio. Com o avançar da vacinação e a flexibilização paulatina das atividades econômicas, o interesse de turistas pelo Ceará tem aumentado e já é possível vislumbrar uma retomada do turismo, calcada principalmente nos visitantes de outros estados.

Mesmo com a alta, a ocupação ainda está bem abaixo da média dos anos anteriores. “Para ter um histórico, o nosso julho normal é algo em torno de 70%, então estamos ao menos 20 pontos percentuais abaixo da média histórica”. Ainda assim, “já é uma melhora, um começo de uma retomada”.

“Esperamos não ter retrocessos em relação a pandemia, para que a gente possa continuar no caminho de uma retomada do turismo. Está melhorando mês a mês, é bom frisar que os números estão aquém de um ano normal, mas já está no viés de uma melhora”, pondera.

CDL inicia hoje força-tarefa pró vacinação
Signatárias do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará, a CDL de Fortaleza e a Faculdade CDL iniciam hoje busca ativa de pessoas que ainda não se cadastraram para receber a vacina contra a covid-19. Ao longo de duas semanas, funcionários da CDL e da Faculdade CDL farão o cadastro de cidadãos de Fortaleza na plataforma Saúde Digital, de 10h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. “Garantir a vacinação de todos é a principal medida que podemos adotar hoje para superarmos essa grave crise sanitária que afeta também o trabalho de todos nós”, afirma o presidente da CDL, Assis Cavalcante.

Diassis Diniz, secretário do Desenvolvimento Agrário (Foto: Tapis Rouge)

Hora de Plantar
Recentemente convertido em política pública estadual, o programa Hora de Plantar já recebeu mais de R$ 20 milhões em investimentos, afirma o secretário do Desenvolvimento Agrário, Diassis Diniz. O programa, que distribui sementes e mudas de culturas estratégicas, beneficia mais de 350 mil agricultores familiares do Ceará. “O impacto dessa política de estado é muito expressiva, também garante uma boa base de um suporte forrageira para a nossa produção. Éramos o quarto produtor de leite do Nordeste, e no momento que colocamos a palma forrageira dentro do Hora de Plantar, consolidamos a posição de grande produtor de leite e hoje somos o segundo produtor do Nordeste”, resume. 

Autoria
Diassis lembrou, em entrevista à TV Otimista, que o Hora de Plantar começou há 34 anos, com o nome “Arrancada da Produção”, e desde então vinha sendo lançado e ampliado todos os anos, mas sem a garantia de ser uma política permanente, como passou a ser em junho. Na época, o titular da SDA era Eudoro Santana, pai do governador Camilo Santana. 

Digital 
As inscrições de projetos de empreendedorismo inovador para o Programa Corredores Digitais, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), serão abertas no próximo dia 15, no site da Secitece. O prazo final é 15 de setembro. Por um ano, até 49 projetos de startups serão apoiados. Os resultados serão divulgados em duas etapas (30 de agosto e 1º de novembro).

Onélia Santana, primeira-dama do Ceará (Foto: Divulgação)

  
Ceart abre loja no Aeroporto de Fortaleza
O Aeroporto de Fortaleza recebeu na última semana nova loja da Central de Artesanato do Ceará (Ceart). A unidade, de 53 m2, conta com 2.500 peças e funciona na área de embarque e desembarque, das 10h às 20h. A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, afirma que além das oportunidades de negócios, o artesanato cearense tem a chance de ser vista em todo o mundo. “Essa é uma oportunidade de vender muito mais do artesanato cearense, de expor, divulgar a nossa história viva, contemplada no nosso artesanato, que é magnífico”.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS