Economia

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Coluna Maiso Dias
maisodias@ootimista.com.br

A C. Rolim Engenharia aderiu à Agenda 2030 da ONU para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com objetivo de construir moradias e cidades mais sustentáveis. A empresa já executa ações de impacto socioambientais e, para solidificar este movimento, está enfatizando 10 dos 17 ODS e quer envolver todos os seus stakeholders.

Compensação de carbono

A empresa de aluguel de carros, Localiza, neutraliza emissões de CO2 com projeto socioambiental da Sustainable Carbon. No início do ano foi anunciada a compensação de 19.540 toneladas de CO2 vindos de seu processo operacional, relativos ao ano de 2019.

Diversidade nas organizações

Pesquisa de Diversidade da Pulses revela que a maioria dos respondentes (73%) acreditam haver diversidade nas empresas. Porém, dos mais de 6 mil respondentes, apenas 8% se declararam negros, 44% mulheres, 4% não binário, trans e travestis, 8% LGBTI+ e 3% pessoa com deficiência.

Trabalho e saúde mental

Cerca de 500 mil trabalhadores brasileiros foram afastados por doença mental em 2020. A última edição do Fórum Econômico Mundial aponta que companhias mundiais perdem cerca de 2,5 trilhões de dólares em produtividade, com faltas no trabalho e rotatividade. CEOs dizem que a solução em prevenção.

ESG e LGDP

A responsabilidade social corporativa, incluída na agenda ESG chegou em agosto com a necessidade de adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A partir deste mês, começaram a vigorar desde advertências a multas simples ou diárias que podem variar atingindo até 2% do faturamento limitados a R$ 50 milhões por infração.

Educação e impacto social

Itaú Social lança série de livros intitulados: “Avaliação de Programas Socioeducacionais: como enfocar e colocar em prática, uma alternativa naturalística”. O material vai desde 1986 até a chegada da pandemia de covid-19, acentuando as desigualdades em todo o mundo. Baixe aqui: https://bit.ly/3D2VtEW

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS