Economia

Normatel monta atendimento via Whatsapp para driblar restrição imposta por quarentena

Sistema criado tem atendimento eletrônico, onde os vendedores fazem os carrinhos de compras conforme a encomenda e despacham por serviço de entrega

A restrição de funcionamento do comércio imposta pela pandemia de covid-19 levou a rede de home centers Normatel a criar um novo sistema de vendas, por meio do Whatsapp. Com o comprometimento de cerca de 95% do faturamento devido o fechamento das lojas, segundo estimativas do diretor comercial da rede, Júnior Mello, foi montado “em menos de 24 horas” um sistema de compras pelo aplicativo, com atendimento eletrônico e entrega por delivery. O contato pode ser feito pelo número 85 8174,2400.

“Para mitigar as perdas e atender o cliente, demos uma acelerada no on line, já que não temos e-commerce”, explica. No entanto, afirmar ser “muito complicado estar com loja fechada, temos vários compromissos para pagar, gera um buraco gigantesco no nosso caixa e de todo o comércio, exceto supermercados e farmácias, porque ninguém estava preparado para fechar tudo do dia para a noite”. Para Júnior Mello, a venda de materiais de contrução e acabamento “também é essencial, afinal, muita gente aproveita a quarentena pra fazer pequenas obras em casa, até mesmo para receber idosos”. O empresário defende ainda que as lojas possam “abrir com restrições, como horário reduzido, rodízio com até 10 clientes por vez etc., seguindo as recomendações dos órgãos sanitários, mas não fechar tudo”.

Fecomércio lança plataforma
Para reunir todo o conteúdo produzido e disponibilizado em lives e redes sociais das instituições que compõem o Sistema Fecomércio, como Senac, Sesc e IPDC, a federação lançou a plataforma virtual #tudoemcasafecomercio. No portal tudoemcasa.sesc-ce.com.br, são disponibilizados vídeos, aulas online, orientações para empreendedores, podcasts, e-books, dicas, informativos e lives produzidas com conteúdos produzidos em todo o Ceará, de cunho educativo, empresarial e de entretenimento.

Produção em alta
Nos 10 primeiros dias de trabalho remoto (de 23 de março a primeiro de abril) por conta da pandemia de covid-19, servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) produziram 410.841 movimentações em processos nas varas de 1º e 2º Graus, segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão. “Estamos somando todos os esforços para que o TeleTrabalho aconteça da melhor forma possível, sem prejuízos à população. Apesar da suspensão dos prazos processuais, magistrados, servidores e demais colaboradores de todas as comarcas estão empenhados em manter a celeridade e a produtividade do Judiciário cearense, tal qual fazíamos antes desse período de quarentena”, avalia o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo.

Pela páscoa
Os shoppings do Grupo JCPM, RioMar Fortaleza e Presidente Kennedy, contam com um sistema de delivery para driblar o confinamento e atender os clientes interessados em chocolates para a páscoa. As lojas de chocolates de ambos estão com descontos de até 50%, entrega grátis em bairros próximos aos shoppings e atendimento por Whatsapp e redes sociais.

Boa causa
O projeto Mesa Brasil, do Sesc, continua operando mesmo com a quarentena. Para seguir promovendo segurança alimentar para cerca de 280 mil pessoas atendidas por 430 instituições, o projeto pede doação de alimentos perecíveis de lanchonetes, bares e restaurantes que estão fechados durante a quarentena. As doações pode ser confirmadas pelo email mesabrasil@sesc-ce.com.br.

Engajamento da indústria contra a pandemia
O presidente da Fiec, Ricardo Bezerra, incubiu o diretor regional do Senai, Paulo André Holanda, de várias ações para combater a epidemia de covid-19 no Ceará. Entre as que já deram resultados, a parceria com a Esmaltec para produção de 3 mil máscaras de proteção facial para profissionais de saúde (uma parte já foi entregue), aventais e máscaras de TNT, além de salas do Senai Jacarecanga, convertidas em centro de manutenção de respiradores artificiais.

Uma resposta para “Normatel monta atendimento via Whatsapp para driblar restrição imposta por quarentena”

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS