Economia

NaturAYO faz primeiro embarque de cactos sem espinhos para EUA e Europa

A primeira remessa dos mandacarus, de uma variedade desenvolvida pela empresa, é de 10 mil unidades para ambos os países

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

As primeiras 10 mil unidades de uma variante do cacto Mandacaru, sem os espinhos característicos da espécie, foram exportadas pela NaturAYO na semana passada para os Estados Unidos e para a Holanda. “É uma grande conquista e a nossa ideia é levar o que o Nordeste tem de melhor para o mundo. É uma grande vitória para nós que fazemos a NaturAYO e certamente teremos outros passos e outras conquistas que se concretizarão”, comemora Thomas Reeves, diretor da NaturAYO.

O cultivo dessa espécie, endêmica do Nordeste, começou há três anos. A NaturAYO aperfeiçoou a produção em larga escala na fazenda mantida pela empresa em Paracuru, que tem clima e solo propícios para seu cultivo. “O mercado abraçou o produto para ornamentar espaços com muito fluxo ou ambientes domésticos com crianças e pets, agregando mais valor a ele”, explica Thomas.

“Começamos em 2020 esse processo de expansão com o envio de amostras e testes para outros países, processo que foi comprometido pela pandemia e que retomamos agora no início deste ano com uma expectativa bem positiva de chegar a outros mercados”, ressalta Thomas.

AYO Meireles
Formado também pela academia AYO Fitness Club, pelo spa NaturAYO e pelo restaurante Manju Café e Flores, o Grupo AYO se prepara também para abrir uma segunda unidade da academia, no Meireles, com previsão de entrega para agosto. Sasha Reeves, CEO da AYO Fitness Club, afirma que a nova unidade terá 2 mil m² de área e seguirá o mesmo conceito da matriz. “A Proposta é trazer toda a experiência AYO para as pessoas da região. Vamos ter basicamente as mesmas atividades que já temos na primeira academia”, resume.

Reforma Tributária em pauta
A partir de hoje, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza vai discutir as três propostas de Reforma Tributária em tramitação no Congresso Nacional, por meio do “Ciclo de Estudos sobre a Reforma Tributária – CERT”, que ocorrerá mensalmente. De acordo com o presidente da CDL, Assis Cavalcante, o objetivo é analisar os três projetos e identificar o que tem de mais interessante em cada deles para o setor do varejo. A ideia é contribuir com os parlamentares para construir uma proposta que melhore o sistema de arrecadação, sem comprometer o desempenho dos empresários varejistas. “Não podemos fazer uma reforma que piore o sistema atual”, conclui.

Primeira edição
O ciclo inicia com o tema “Reforma Tributária: sonho ou realidade”, discuta às 19h de hoje (com transmissão ao vivo pelo YouTube) pela Dra. Lina Santin Cooke, uma das redatoras da proposta da Reforma Tributária, e pelo professor e consultor nas áreas de Direito Tributário e Legislação Tributária, Osvaldo Rebouças. A inscrição é gratuita, pelo site da Faculdade CDL.

Propostas
“Ao fim desses debates, vamos enviar ao Congresso Nacional, através da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, as nossas sugestões para melhorar as propostas em tramitação de forma que o Governo possa arrecadar os impostos de forma mais simples e os empresários possam aumentar a capacidade de investimento e geração de empregos”, adianta Assis.

Sinconpe quer levar tecnologia para os canteiros de obras
O Sindicato da Indústria e da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe) está articulando o projeto piloto de otimização de processos em canteiros de obras Rede Obras Digitais, selecionado para o programa Digital BR, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O Senai, o IFCE e a empresa Certific Net fazem parte do projeto, que visa fazer monitoramente em tempo real das obras para melhorar o rendimento.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS