Economia

Missão em três países europeus será imersão em boas experiências de governo digital

Missão do CIC passará por Estônia, Finlândia e Dinamarca, referências em governo digital e tecnologias de interação com o cidadão

A gestão de André Siqueira à frente do Centro Industrial do Ceará (CIC) chega ao fim em abril e a intenção é deixar a marca do incentivo ao governo digital. “Levantamos a bandeira de propor ao Estado ações que visem a melhoria do ambiente de negócios. Ao longo da gestão ficamos com o radar ligado para perceber as melhores práticas do mundo nessa área, tecnologias que facilitem a relação do cidadão e dos empresários com o governo”, pondera.

Para ele, os melhores exemplos vêm da Dinamarca, Finlândia e Estônia, países para os quais o CIC prepara uma missão internacional no fim deste mês. No último mês, André esteve em Brasília para acertar os detalhes da missão com o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen. “Vamos buscar parceiros e aprender, para vislumbrar que o que acontece lá, possa acontecer aqui também”, afirma.

Com a gestão focada em melhoria da governança, André afirma esperar “que as soluções apontadas pelo programa sejam implementadas”. Para ele, o viés do governo digital também será um dos focos de atuação do próximo presidente, o também empresário Marco Soares, atual diretor financeiro da entidade. Siqueira permanecerá no CIC, como diretor de relações institucionais.

Agenda
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assina hoje (10), às 9h, ordem de serviço do primeiro trecho do Parque Rachel de Queiroz e inicia a mobilização para revisão do Plano Diretor Participativo de Fortaleza. Quando concluído, o parque 203 hectares e passará por 14 bairros. O investimento integra o Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), que receberá US$ 73,3 milhões em investimentos via Bird/Banco Mundial. Já a mobilização visa envolver os moradores na discussão do Plano Diretor e será lançada no Teatro São José, às 14h.

Logística e negócios
A participação do segmento econômico de logística no 10º Encontro de Negócios em Língua Portuguesa, que será realizado nos 29 e 30 de abril, no Centro de Eventos, foi debatida pelos presidentes da Federação de Transportes e Logística do Nordeste (Fetranslog) e Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBPCE ) Clóvis Nogueira Bezerra e Coronel Wandocyr Romero, respectivamente, e pelo diretor executivo da Fetranslog e do sindicato patronal do setor (Setcarce), Marcelo Maranhão. O evento terá rodadas de negócios para eixos temáticos – Agronegócios, Cultura, Economia do Mar, Energia e Meio Ambiente, Gastronomia, Indústria, Inovação Tecnológica, Logística, Saúde e Turismo e Eventos.

Em alta
Os bons resultados do setor de turismo no Nordeste nos últimos meses deixaram os empresários otimistas: de acordo com levantamento do Ministério do Turismo, 42,8% projetam aumento na demanda por serviços no primeiro semestre deste ano. A projeção é 7 pontos percentuais acima da expectativa da última pesquisa, de setembro.

Faturamento
O mesmo estudo identificou que 45,8% dos proprietários de estabelecimentos de hotelaria esperam alta no faturamento. A perspectiva de 27,4% dos entrevistados é fazer novas contratações até junho e outros 31,8% observaram melhora no faturamento entre 2018 e 2019. A pesquisa envolve empresas de todos os portes, como hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos.

Retomada do crescimento
Cumprindo agenda na capital federal, o assessor econômico da Fiec, Lauro Chaves Neto, foi recebido no Ministério da Economia pelo Secretário do Tesouro Nacional, o também cearense Mansueto Almeida. Na pauta, contas públicas, investimentos, câmbio, PIB e taxa de juros que, de acordo com Chaves, “com a evolução no ajuste das contas públicas permitiu a redução das taxas de juros e prepara os alicerces para a retomada do crescimento”.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS