Colunista

Ministra Tereza Cristina garante apoio a projeto de exploração de urânio no Ceará

Quando concluído, projeto em Santa Quitéria deve produzir 1,25 milhão de toneladas/ano de fertilizantes

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Após participar de solenidade de entrega do prêmio AgroNordeste para 16 projetos, na sede do Banco do Nordeste (BNB), e de entregar títulos de regularização fundiária na Fazenda Uruanã (antiga propriedade da empresa de castanhas de caju CIONE), a ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina, reuniu-se com Marcos Stelzer, CEO da Galvani Fertilizantes e representante do consórcio (formado pela Galvani e pelas Indústrias Nucleares do Brasil) que vai explorar urânio em Santa Quitéria.

Na pauta, o detalhamento e o cronograma do projeto. O interesse da ministra é que a futura produção anual de 1,25 milhão de toneladas de fertilizantes agrícolas, conforme informações da própria Galvani, reduza progressivamente a importação de fertilizantes agrícolas. Atualmente, o maior fornecedor do insumo para o Brasil é a Rússia.

A ministra se comprometeu com uma outra reunião, a ser realizada na primeira semana de março, em Brasília, para destravar o processo de licenciamento junto aos demais ministérios.

O encontro desta quinta-feira, 24, foi organizado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Amílcar Sobreira, e contou também com a participação do deputado federal Danilo Forte (PSDB).

Desemprego em queda no Ceará
A taxa de desocupação recuou para 11,1% no último trimestre de 2021 no Ceará, uma redução de 1,3 ponto percentual frente ao trimestre anterior. Com isso, o número de pessoas em busca de emprego caiu para 439 mil (-10,6%). Já os ocupados chegaram a 3,5 milhões (crescimento de 1,8%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE. No período, houve redução da população desocupada na comparação com o igual período do ano anterior (-119 mil pessoas; -21,3%).

Ocupação
Já a população ocupada foi estimada em 3.522 mil pessoas, aumento de 222 mil pessoas, (6,7% em relação ao mesmo período do ano anterior). O nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi estimado em 47,2%, e cresceu 2,5 pontos percentuais frente ao mesmo período do ano de 2020 (44,7%).

Formais
O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 892 mil de pessoas, reduzindo 29 mil pessoas frente ao trimestre anterior e aumentando (em 58 mil de pessoas) frente a 2020. O total de empregados sem carteira assinada no setor privado (702 mil de pessoas) cresceu em 22 mil de pessoas em relação ao trimestre anterior.

Eleições da Fecomércio suspensas
As eleições para presidência da Fecomércio, que estavam programadas para ocorrer no dia cinco de abril, foram suspensas nesta quinta-feira, 24, por decisão do juiz Francisco Gerardo de Souza Júnior, titular da 9ª Vara do Trabalho de Fortaleza, devido a “possibilidade de vícios que comprometam a lisura do processo eleitoral”. A medida prevê pena de multa diária. A ação foi proposta por 10 sindicatos ligados à federação, que apoiam o vice-presidente e candidato da oposição, Maurício Filizola. A alegação é o que o presidente, Luiz Gastão Bittencourt, exerce ao mesmo tempo a função de Presidente do Pleito Eleitoral e candidato à reeleição.

 

Noxis Energy assina pré contrato de refinaria no Pecém

O pré-contrato para a implantação implantação de uma refinaria de petróleo no Ceará, para produção de combustíveis para navios, foi assinado entre a empresa brasileira Noxis Energy e o Complexo do Pecém (Cipp S/A). O investimento é estimado em US$ 400 milhões. Inicialmente, o empreendimento terá capacidade para produzir 100 mil barris diários. Segundo o governo, o empreendimento vai gerar 150 empregos diretos e cerca de 3 mil indiretos.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS