Economia

Microfranquias cresceram 87% em dois anos. Segmento é opção para começar um negócio com pouco capital

 (Foto/ Freepik)

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam para uma tendência no mercado das microfranquias. Entre 2021 e 2023, o segmento cresceu 87%, um salto de 322 para 604 marcas no período, com opções de investimento de menos de R$ 10 mil a R$ 135 mil. De acordo com a analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional Karen Sitta, são opções que têm sido porta de entrada para pessoas que querem iniciar no empreendedorismo.

“É uma alternativa para quem tem pouco capital e deseja começar um negócio com um modelo mais estruturado e testado, além de, em geral, contar com uma operação mais simples e enxuta. Ou seja, com menos risco de mortalidade, diz a analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional.

Ela avalia que empreendedores que seguem por esse caminho enfrentam as mesmas dificuldades de quem administra um pequeno negócio. Para Sitta, o sucesso também depende de boa gestão, dedicação e conhecimento. “Mas, atuando em modelo de franquia, partimos de um pressuposto que o empreendedor vai receber apoio do franqueador em todo know-how e conceitos necessários para que o modelo de negócio seja operacionalizado”, pondera.

Sebrae na ABF Franchising Expo 2024

Para apoiar e orientar os potenciais empreendedores ou quem já tem o seu negócio, o Sebrae Nacional terá um estande na feira e vai levar 20 marcas apoiadas pela instituição, assim como proporcionar aos visitantes do evento uma jornada de conhecimento sobre empreendedorismo e franchising. A ação é uma parceria com as unidades do Sebrae nos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A expectativa é de que mais de 60 mil pessoas circulem durante os quatro dias de evento, que terá mais de 400 expositores, conteúdos gratuitos na Arena do Conhecimento e espaços de Microfranquias e startups levando soluções inovadoras para o setor.

O Sebrae e a ABF se uniram para oferecer aos pequenos negócios e potenciais empreendedores informação e orientação sobre como atuar no franchising. Segundo Karen Sitta, a parceria vem no sentido de fortalecer ambas as instituições, com conteúdos disponíveis na página da parceria, que foram desenvolvidos a partir de uma curadoria conjunta do portifólio, levando em consideração as necessidades e desafios de cada persona do franchising, seja ele um franqueado, possível franqueado, franqueador e possível franqueador.

Todo conteúdo é gratuito e on-line, democratizando a informação para quem quer empreender. Acesse aqui.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS