Economia

Mercado imobiliário de Fortaleza pode chegar a R$ 3 bilhões de vendas em 2021

Projeção foi feita pela edição desta sexta-feira (21) do Flash Imobiliário. Neste ano, já foram comercializados R$ 875 milhões, englobando todos os segmentos

Ricardo Bezerra, sócio-diretor da Lopes Immobilis (Foto: Tapis Rouge)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

O mercado imobiliário de Fortaleza tem a expectativa de chegar a R$ 3 bilhões em vendas até o final deste ano, de acordo com projeção do Flash Imobiliário, levantamento mensal de mercado realizado pela Lopes Immobilis. A previsão tem por base o volume de negócios nos quatro primeiros meses do ano: foram R$ 875 milhões, englobando todos os segmentos. No total, foram comercializadas 2.662 unidades, incluindo o segmento Casa Verde e Amarela, um número 95% superior ao de 2020, para o período.

“Se a gente multiplicar esse montante já comercializado por três, vamos chegar a R$ 2,625 bilhões de vendas. Porém, tendo em vista que houve lockdown em alguns períodos deste ano e que os lançamentos mais fortes ainda não aconteceram, a gente começa a crer que, pela primeira vez em muito tempo, vamos superar os R$ 3 bilhões em vendas nesse ano”, analisa Ricardo Lopes. “Tudo leva a crer que o setor imobiliário entrou em um novo círculo virtuoso”, reforçou Ricardo Bezerra, o sócio-diretor da Lopes Immobilis.

O empresário destaca ainda os lançamentos que vêm ocorrendo. “Nosso estoque é de 8.769 unidades, teve um aumento de 4% em relação a março, porque houve cinco lançamentos, dois no segmento Casa Verde e Amarela e três no médio e alto padrão. Isso representa R$ 3,5 bilhões para serem comercializados, contabilizando todos os segmentos do mercado”, explicou Ricardo Bezerra.

Melhor quadrimestre desde 2016
De acordo com o Flash Imobiliário, foram comercializadas até o fim de abril 721 unidades residenciais verticais, 146 comerciais e 113 de 2ª moradia. O desempenho do segmento residencial horizontal também foi positivo: 61 unidades vendidas. No acumulado, foram comercializadas 1.068 unidades, 158% acima do mesmo período do ano passado. O Valor Geral de Vendas (VGV) é de 630 milhões (112% maior do que em 2020). “É o melhor quadrimestre para o mercado desde 2016, quando foram vendidas 1.016 unidades e um VGV de R$ 624 milhões”, apontou Ricardo Bezerra. Já o Casa Verde e Amarela teve 1.621 unidades vendidas.

Abril
Considerando apenas o mês de abril, sem incluir o segmento Casa Verde e Amarela, as vendas do setor imobiliário cearense estão 212% acima do mesmo mês do ano passado, com 178 unidades comercializadas. O VGV alcançou R$ 110 milhões (197% acima do mesmo período do ano passado). Com o programa, 683 unidades foram vendidas, 108% acima do mesmo mês de 2020.

R$ 82 milhões
Em abril, o segmento Casa Verde e Amarela teve 505 unidades vendidas (alta de 67% em relação a março), com VGV de R$ 82 milhões. “É a base do mercado, com o déficit habitacional gigantesco que o Brasil tem, todos os governos vão ter que investir nesse setor. Abril foi um mês excelente para esse segmento, que pela primeira vez poderá chegar a R$ 1 bilhão”, analisou Ricardo Bezerra.

Maia Júnior, titular da Sedet (Foto: Tapis Rouge)

Australianos investirão mais de US$ 10 bi no Ceará
Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, adiantou que o Ceará deve receber investimento superior a US$ 10 bilhões de dois grandes grupos australianos. A Enegix Energy já anunciou investimento de US$ 5,4 bilhões para produzir hidrogênio verde no Pecém; já a Fortescue Metal Group, um dos cinco maiores do mundo na produção de minério de ferro, tem interesse em investir em energias renováveis e numa fábrica de amônia. Essa usina terá capacidade de produzir 1,7 milhão de toneladas/ano de amônia. A Europa e a Ásia seriam os mercados preferenciais, disse ao jornalista Egídio Serpa. Executivos da Fortscue visitaram o Complexo Pecém nesta semana.

Carmel Taíba (Foto: Divulgação)

 Carmel Week começa na segunda-feira
Na próxima segunda-feira (24), a Diversa Turismo, do Grupo Arbo, abre a Carmel Week, semana com divulgações exclusivas de produtos e ofertas especiais da Rede Carmel de hotéis. O lançamento ocorrerá durante evento online, às 15h, com apresentação de todos os hotéis e entrada ao vivo a partir do Carmel Taíba. Além dos preços competitivos, todas as reservas realizadas durante a Carmel Week darão direito a uma massagem como cortesia em qualquer hotel da rede.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS