Economia

Localização é o principal fator considerado na compra de imóveis, aponta pesquisa

Pesquisa da Abrainc aponta principais fatores para compra de imóveis no Brasil e opções extras visadas pelos consumidores 

Imóveis (Foto: Agência Brasil)

Lucas Braga 
lucasbraga@ootimista.com.br

Levantamento apontou que o fator que os consumidores mais levam em consideração na hora de escolher um imóvel para compra é a localização. A “Jornada de Compra do Imóvel” ouviu pessoas que compraram imóveis em 2021 e o bairro foi apontado no topo das motivações de compra de 60% delas – proximidade a farmácias e supermercados são preferências de destaque.

O segundo critério de escolha, visado por 19% do total dos proprietários, foi o valor. A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) com a Brain Inteligência Estratégica.

João Ximenes Fiuza, diretor comercial e de Novos Negócios do Grupo Diagonal, comenta que o direcionamento ao comprador deve ser um diferencial para assertividade na hora da aquisição “Quem dita o mercado é o cliente e comprovamos, dia após dia, o quanto a exigência do consumidor cresceu. Enquanto ponte entre as pessoas e seu sonho de moradia, é nosso dever entregarmos obras que atendam essas expectativas”, cita João.

De acordo com o especialista, a pandemia mudou os desejos do cliente com relação ao imóvel desejado. “Com a consolidação do home office, as pessoas começaram a passar mais tempo em casa e estão ainda mais exigentes com as opções de lazer e conforto acessíveis, escolhendo com critério a região para priorizar serviços próximos”, analisa.

Extras

Em relação às opções além da moradia que os imóveis oferecem, 66% das pessoas ouvidas falaram que estariam dispostos a pagar mais para ter energia solar; 47% para ter academia; 45% para ter churrasqueira na varanda; 40% para ter piscina; e 32% pagariam a mais para ter playground e espaço pet.

O estudo observou que, para 80% dos entrevistados, o local onde se mora influencia diretamente na qualidade de vida. “A pesquisa nos dá um panorama das tendências do mercado, fazendo com que nossos empreendimentos estejam sempre atualizados”, reflete o diretor do Grupo Diagonal.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS