Economia

Jacaúna opera com capacidade máxima, porém insumos estão faltando no mercado

Insumos como aço, resinas e espumas, essenciais para a movelaria, têm sofrido altas de preço frequentes

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Atender as demandas do comércio tem ficado mais difícil para as indústrias cearenses. A principal causa é a falta de insumos e matérias-primas, provocada pela pandemia de covid-19. No caso da indústria moveleira, “tem faltado espumas, aço, resinas, praticamente tudo”, lamenta Riana Aguiar, diretora comercial da Jacaúna, maior indústria moveleira do estado.

A empresária explica que há demanda reprimida e que “a fábrica está a todo vapor, recontratamos todas os colaboradores que foram desligados na época do lockdown (cerca de 1,2 mil) e até ampliamos um pouco, estamos trabalhando com turno extra, inclusive, mas a grande dificuldade tem sido encontrar matéria-prima”.

De acordo com Riana, quando há material, os preços são bem mais altos do que antes da pandemia, o que em algum momento precisa ser repassado para o consumidor. O cenário se agrava pelo fato de muitos insumos serem cotados em dólar, moeda que tem sofrido variação constante. “Você precisa comprar pra produzir e acaba pagando. E não é um aumento de 10% ou 15%, é de 100%. Infelizmente, quem vai sentir mais é o consumidor final, que ou vai parar de comprar, ou pagar mais caro”, lamenta.

GOL retoma voo SP – Jeri
A Gol Linhas Aéreas pretende retomar os voos da companhia para Jericoacoara a partir do dia 2 de dezembro. A informação foi confirmada pela própria companhia, que já comercializa bilhetes. O trajeto será entre Guarulhos e Jericoacoara com dois voos semanais às quartas e domingos. A previsão que no início de 2021 a operação passar a ser diária por conta da alta demanda do período de férias. A Gol diz ainda que será adicionada mais uma opção de horário, com decolagem por Congonhas (CGH) à noite, em cinco dias da semana.

Desdobramento de ações
A Hapvida Participações vai submeter aos seus acionistas proposta para desdobramento da totalidade de suas ações. Caso seja aprovado pelos acionistas, o desdobramento ocorrerá na proporção de um para cinco. Isso significa que cada acionista receberá mais quatro ações iguais a cada unidade que ele já possui. O processo não modifica o capital social do acionista. A prática tem o intuito de aumentar a liquidez das ações ordinárias no mercado e ajustar corretamente a cotação, tornando o valor individual por cada ação mais baixo e portanto, mais atrativo para novos investidores . O procedimento será realizado no dia 19 de novembro.

Cruzeiros
O retorno da realização de viagens de cruzeiro foi solicitada pelas organizações Mundial do Turismo (OMT) e Marítima Internacional (OMI), por meio de uma declaração conjunta emitida ontem. As entidades alegam o colapso iminente do setor, que movimenta US$ 150 bilhões/ano e 1,2 milhão de empregos no mundo, além dos protocolos já adotados.

Homenagem
O TRT-7ª vai homenagear com exposição na sua sede, inaugurada hoje, o centenário do desembargador e jornalista Francisco Osmundo Pontes, pai do fundador do Grupo Marquise, José Carlos Pontes. A exposição “Osmundo Pontes 100 anos – Entre a Toga e a Crônica” será aberta hoje, 9h30, pelo presidente do TRT, desembargador Plauto Porto.

Renegociação de tributos federais
A live “Transação Tributária: Renegociação de Dívidas de Tributos Federais”, que a Fecomércio promove hoje, às 10h, no YouTube da federação, vai discutir os impactos da pandemia na saúde financeira das empresas. “Será um momento bastante oportuno para tirar dúvidas sobre como aderir, quem pode ter acesso, consultar os prazos e entender como a medida funciona”, promete o vice-presidente da Fecomércio, Cid Alves.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS