Economia

Ivo Gomes vê falta de iniciativa e disposição do governo para ampliar vacinação

Prefeito de Sobral é vice-presidente do Consórcio Conectar para não capitais do Nordeste

Ivo Gomes, prefeito de Sobral e vice-presidente do Nordeste para não-capitais do Consórcio Conectar (Foto: Divulgação)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), fez uma análise do enfrentamento à covid-19 no seu município em entrevista à TV Otimista. Vice-presidente do Nordeste para não-capitais do Consórcio Conectar – entidade criada para que municípios negociem de forma conjunta vacinas e insumos –  Ivo reconheceu que a criação do consórcio se deu, principalmente, por “falta de planejamento do governo, que poderia já estar com 70 milhões de vacinas se tivesse aceito, por exemplo, em agosto do ano passado, a oferta da Pfizer.” “Não é por falta de vacina, o atraso é por falta de iniciativa e disposição do governo federal, que tinha o monopólio da aquisição e distribuição de vacinas”. 

Ivo ressalta que “estamos em abril, no pico da pandemia, e até este momento os municípios não receberam um centavo do governo federal”, e citou que há uma expectativa pela liberação de R$ 2,8 bilhões para os municípios, mas que ainda não há previsão de quando nem como o recurso será distribuído.

Outro aspecto abordado foi a polêmica acerca do Orçamento 2021, aprovado pelo Congresso Nacional, mas ainda não sancionado. “O Brasil precisa eleger outro congresso, outra leva de políticos. Estamos em abril e ainda sem orçamento, é inacreditável. Em plena pandemia, bloqueando qualquer tipo de manobra que o governo possa fazer para aplicar recursos em outras áreas! O povo precisa estar mais atento em quem votar no parlamento e no governo federal no ano que vem”. De acordo com Ivo, esta é a grande vantagem da democracia: “erra-se, e tem oportunidade na sequência de consertar”.

Cimento Apodi abre novo CD  
Inicia hoje (12) a operação do novo Centro de Distribuição (CD) da Cimento Apodi. O equipamento fica localizado no Km 13 da BR-116, em Fortaleza, e tem área de 5 km². O complexo vai absorver as operações dos CDs de Caucaia e Eusébio, que serão desmobilizados ainda neste mês. Segundo a empresa, a decisão visa melhorar a distribuição do produto, proporcionando um ambiente mais amplo aos clientes e parceiros. Este é o 8º CD da companhia, preparado para realizar uma distribuição pulverizada, por meio dos diferentes modais logísticos: rodoviário, ferroviário e fluvial.

Lazer Seguro
Todos os restaurantes do Grupo Geppos (o japonês contemporâneo Misaki, a casa de carnes Cabaña del Primo e o Geppos Italiano) receberam o Selo Lazer Seguro, emitido pela Secretaria da Saúde do Ceará. Com isso, a pasta atestou que as três marcas seguem todos os critérios biosanitários definidos pelo órgão, garantindo uma retomada segura para clientes e colaboradores.

Discovery
Já está à venda na Extrema Jaguar-Land Rover a nova versão do Land Rover Discovery Sport. O SUV vem com novidades, como o painel totalmente digital, com tela de 12 polegadas, novo interior e novos faróis e lanternas LED. O Discovery tem versões de 5 e 7 lugares (a última com 24 opções de configuração do interior) e duas opções de motorização, ambas com câmbio de nove marchas.

André Arruda, diretor comercial da Termaco (Foto: Tapis Rouge)


Termaco Logística aposta em novas tecnologias 
A pandemia de covid-19 alterou profundamente o mercado de logística. André Arruda, diretor comercial da Termaco, um dos principais players do setor, afirma que a região Nordeste detinha “18% do e-commerce e passou a quase 32%, com cerca de um terço ocorrendo no interior”. Para atender a esta mudança de demanda, a empresa atingiu 20 pontos de distribuição na região, adotou sistema de gerenciamento de transporte e vai lançar em breve um aplicativo de entregas. “Todas as informações de rastreamento estarão disponíveis 24 horas por dia, para acompanhar o passo a passo. Além disso, ampliamos a gestão de volumes, que dá segurança desde o momento da entrada da mercadoria até a entrega do cliente final”, resume.

Beatriz Fiúza (Foto: Tapis Rouge)


IBLF lança a campanha “O amor é agora”
A partir de hoje e até o próximo dia seis, o Instituto Beatriz e Lauro Fiúza (IBLF) vai promover a campanha “O amor é agora”, com uma série de atividades para arrecadar fundos para manutenção dos projetos da instituição. Cerca de 400 famílias vulneráveis são beneficiadas com ações de inclusão social por meio da educação, música e esportes. A campanha será encerrada no dia 12, com live beneficente com artistas como Marina de la Riva, Waldonys e Marcos Lessa.

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