Economia

Instituto Luiz Girão vai focar em aumento do acesso ao crédito

Outro foco de crescimento das ações será o programa Mestre Leiteiro, que presta assistência técnica especializada para fazendas parceiras

Davi Girão, presidente do Instituto Luiz Girão (Foto: Tapis Rouge)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

O Ceará é um laboratório das ações do Instituto Luiz Girão – braço de responsabilidade social da Betânia Lácteos – e em breve, os projetos devem ser estendidos para outros estados onde o grupo tem unidades fabris, como Pernambuco, Sergipe e Bahia. Neste processo de expansão, serão priorizados os projetos de acesso a crédito para aquisição de matrizes leiteiras e de assistência técnica, afirma o presidente, Davi Girão.

A empresa compra cerca de 65% da sua demanda de produtores parceiros, por isso o investimento constante na melhoria da produção do leite para pequenos produtores. “Em 2021, nos tornamos correspondente bancário do Banco do Brasil, do BNB e da Sicredi. Estamos num caminho de fazer essa esteira de crédito fluir melhor. O grande foco para 2022 e 2023 será buscar mais parceiros para aumentar o acesso a crédito”, afirma.

Outra frente do instituto será o projeto Mestre Leiteiro, no qual os produtores são assistidos por uma equipe técnica do próprio instituto. “A Betânia entra com metade do custo e o produtor com a outra metade. Assim, a fazenda aumenta a margem e melhora a produção”, explica Davi. O projeto já foi iniciado e tem 25 fazendas assistidas nessa primeira etapa, com equipes compostas por médico veterinário e um zootecnista.

Pecém quebra mais um recorde em setembro
Após fechar mês de agosto tendo superado, pela primeira vez desde que foi inaugurado, a marca de 2 milhões de toneladas movimentadas num único mês, o Porto do Pecém voltou a fazer história ao alcançar uma movimentação total de 2.190.896 toneladas em setembro, estabelecendo um novo recorde no balanço mensal. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, por exemplo, a movimentação registrada em setembro deste ano avançou 77,3%. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o Porto do Pecém movimentou 16.012.138 toneladas, o que representa um avanço de 38% na comparação com o mesmo período de 2020.

Feitiço
Durante o mês de outubro, a Estilo Feitiço vai destinar parte do valor de venda de todas as peças para a Associação Nossa Casa, em prol da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A instituição realiza há 17 anos um trabalho de apoio à pessoas que lutam contra o câncer, inclusive, a pacientes e familiares do interior que precisam fazer o tratamento em Fortaleza.

Solidariedade
Também em alusão à campanha Outubro Rosa, o Emilio Ribas Medicina Diagnóstica vai proporcionar uma mamografia para mães de alunos atendidos pela ONG Edisca a cada exame do tipo realizado. A ação também integra as comemorações de 42 anos da rede. O Emilio Ribas foi um dos pioneiros a adquirir um mamógrafo que usa o compressor Smart Curve, que imita a curvas da mama, para realizar o diagnóstico do câncer de mama.

Murilo Pascoal, CEO do Beach Park (Foto: Divulgação)

Tobomusik: Beach Park detalha nova atração
O Beach Park apresentou ontem o Tobomusik, atração que une os conceitos de tobogã e música, onde é possível percorrer todo o percurso ouvindo trilhas sonoras criadas especialmente por Alok, parceiro na concepção do brinquedo. A playlist tem 15 músicas que são acompanhadas com jogo de luzes para aumentar a imersão da pessoa que encarar o desafio. São 13 metros de altura, com três percursos que variam de 100 a 114 metros de extensão. O projeto foi criado para que o usuário percorra todo o percurso em 22 segundos. Ele fará esse trajeto dentro de um tubo com 82 centímetros de diâmetro. O objetivo é que o novo brinquedo esteja  funcionando no início de dezembro.

Carlos Matos, coordenador do evento (Foto: Divulgação)

Água Innovation 2021 abordará o futuro do agronegócio no Nordeste
O pré-lançamento da 5ª edição do Desafio IFCE Água Innovation 2021 ocorreu ontem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de outubro e terá o ex-ministro da Agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli, como principal palestrante, abordando o tema “O agronegócio no Nordeste, uma visão de futuro”. Aos 84 anos, ele é indicado ao Prêmio Nobel da Paz deste ano, que ocorrerá nesta sexta-feira (8).

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS