Economia

Indústria da construção apresenta alta na atividade em julho

Redação O Otimista
redacao@ootimista.com.br

A Indústria da Construção no Ceará apresentou um aumento da atividade em julho, após quatro meses em queda, de acordo com a Sondagem da Construção, elaborada pelo Observatório da Indústria da FIEC com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa aponta o início de uma retomada do setor.

Em julho, a construção civil registrou crescimento no Nível de Atividade pela primeira vez no Ceará desde o começo da pandemia no estado, atingindo 51,5 pontos no índice. Apesar desta melhora em relação a junho, segundo o estudo, o Nível de Atividade Efetivo ainda se encontra muito abaixo do usual, com 24,1 pontos no indicador.

A pesquisa destaca ainda que, em termos nacionais, no primeiro trimestre, o setor já havia apresentado uma queda de 1% no seu produto em relação ao mesmo período em 2019, quando o PIB tinha contraído 0,3% no país na mesma comparação. “Ou seja, o setor já vinha mais arrefecido do que a média da economia desde o começo da crise no mês de março”, informa o levantamento.

Segundo a pesquisadora do Observatório da Indústria da FIEC, Eduarda Mendonça, o aumento do nível da atividade é reflexo da liberação das atividades do setor no mês anterior, quando foi possível aumentar a Utilização da Capacidade de Operação (UCO), que envolve o número de funcionários trabalhando. Desde junho, a UCO está acima de 70%, possibilitando essa expansão da atividade. “O setor de Construção Civil foi muito afetado pela crise da pandemia. O nível de atividade sofreu quedas consecutivas nos últimos meses. Em julho, pela primeira vez desde março, o setor apresentou aumento na atividade no Ceará. No entanto, é importante mencionar que, mesmo com o crescimento em relação a junho, o nível de atividade ainda se encontra abaixo o usual para o setor. A retomada ao nível usual requer ainda mais crescimento, o que perpassa por uma recuperação dos demais setores. Por isso, a expectativa é de que, com a recuperação econômica, o setor volte ao patamar pré-pandemia”, analisa.

Seja o primeiro a saber. Siga nossas redes sociais:
Instagramhttps://instagram.com/ootimista?igshid=18bwnrfep8gg6
Facebookhttps://m.facebook.com/Ootimista/
WhatsApp: 085 9 8155.2022

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS