Economia

Incêndio no Cocó: recuperação do parque vai levar um ano e custar R$ 500 mil

Parque do Cocó

Já se passaram três meses desde a ocorrência de um incêndio que atingiu uma área de quase 18 hectares do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. Na manhã deste sábado (13), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), lançou o Plano Restaura Cocó, para recuperar áreas afetadas no maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste.

De acordo com o Governo do Ceará, a previsão da execução das ações deve ter duração de um ano, a contar do lançamento e a primeira etapa que deve custar R$ 500.658,00​ e conta verba do orçamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Além disso, medidas de prevenção e de gestão e manejo participativos do equipamento estão previstas no projeto governamental. Serão analisadas: a área afetada por uma grande incêndio em janeiro de 2024 próxima à Avenida Sebastião de Abreu no sentido do bairro Cidade 2000 e a área à margem direita do Rio Cocó entre a Avenida Murilo Borges e a Rogaciano Leite afetada também por incêndio expressivo em novembro de 2021.

Ambos são brejos que já foram salinas no passado e seguem afetados atualmente por diques e canais que remaneceram desse momento anterior.

O Restaura Cocó é produto de um trabalho tocado por um grupo instituído pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (Sema) e composto por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), que estruturou um cronograma de ação com diversas frentes.

Dentre as medidas a serem executadas estão o mapeamento da área, o controle da salinidade da água do Rio Cocó, a restauração do mangue e de outras vegetações, escavação de canais e o estabelecimento de parcerias e estratégias de educação ambiental e conscientização, além da aplicação de mecanismos de fiscalização para preservação da área.

Elmano ainda destacou na coletiva, a importância da participação da sociedade civil e de outros setores na gerência do parque. Ele reforçou a ideia em potencial das ações serem direcionadas também para outros locais do país

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS