Economia

ibyte vai entrar no mercado de energias renováveis e projeta crescer até 20%

O grupo vai começar a fornecer peças e insumos para instaladores de painéis solares fotovoltaicos

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Após crescer 19,5% em 2020, mesmo com os efeitos da pandemia, o grupo ibyte projeta repetir o bom resultado este ano e crescer “entre 15% e 20%”, segundo o sócio Pedro Ivo Frota, que divide o comando da empresa com Francisco Marinho e Custódio Azevedo Neto. Esta alta é esperada não apenas no segmento que a empresa já atua – montagem de computadores e varejo de tecnologia – mas também a entrada no segmento de fornecimento de equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica.

“Estamos entrando forte com distribuição de gerador solar, vamos atender os instaladores profissionais, no atacado. Fechamos boas parcerias com grandes multinacionais de placas solares, de inversores. É uma tendência muito forte, é um mercado que vai crescer muito e já vem crescendo a dois, três dígitos. Energia limpa é uma grande aposta nossa em 2021”.

Pedro Ivo ressalta que a ibyte “não vai atender o cliente final, nosso acordo com os fabricantes é vender para os instaladores”. “Vamos ter todo o gerador solar, placas, inversores, todos os componentes, inclusive para fazer a fixação”, resume.

Multiplataforma
Pedro Ivo atribui os bons resultados de 2020 a uma estratégia que incluiu consolidar o e-commerce da marca e torná-lo um market place, com a adesão de empresas parceiras, e também por estar “caminhando para o omnichannel, com as duas operações (varejo físico e loja virtual) conversando bem”. Ao todo, são 45 operações de varejo em sete estados mais o Distrito Federal. “Quatro são iOne, que é uma espécie de franquia Apple que a gente desenvolveu”, completa.

3corações recebe Selo Mais Integridade
Pedro Lima, presidente da gigante de cafés 3corações, comemora o reconhecimento do Selo Mais Integradidade, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O prêmio é dado a empresas do agronegócio que adotam ações de responsabilidade social, sustentabilidade e ética. Nesta edição, foram 19 empresas agraciadas. “Para receber o selo, a empresa ou cooperativa precisa comprovar que adota um programa de compliance, código de ética e conduta, canais de denúncia efetivos, ações com foco na responsabilidade social e ambiental e promover treinamentos para melhoria da cultura organizacional”, informou o ministério.

Lide 2021
A programação 2021 do Lide Ceaá será aberta hoje, com transmissão da live “Ciência e Economia – Uma Análise dos Cenários para 2021”. O evento tem como especialistas convidados a médica pneumologista Margareth Dalcolmo e o doutor em Economia Marcos Mendes, um dos responsáveis pela elaboração do teto de gastos pelo Governo Federal.

Mulheres
Levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, aponta que em 2020, as empreendedoras receberam a maior parte do microcrédito urbano disponibilizado. Dos R$ 12,1 bilhões aplicados pelo programa Crediamigo, R$ 7,8 bilhões foram para mulheres, em um total de 2,9 milhões de operações.

Fiat lidera vendas no início deste ano

A Fiat fechou 2020 com 16,5% de participação no mercado brasileiro, 2,7 pontos percentuais acima do registrado um ano antes. E neste começo de ano, a marca italiana, que agora é sócia do grupo francês PSA no conglomerado Stellantis (que tem ainda as empresas do grupo Chrysler), já lidera novamente: foram 30.888 unidades emplacadas em janeiro. A principal surpresa foi o novo Fiat Strada, com 9.232 emplacamentos e 77,9% do segmento de picapes compactas.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS