Economia

Hapvida deve arrendar hotéis como medida preventiva e aumentar leitos para covid-19

Pacientes de baixa e média complexidade podem ser transferidos para hotéis e liberar leitos nos hospitais para pessoas com covid-19

Hotéis podem vir a receber pacientes do Sistema Hapvida internados com casos de baixa complexidade para abrir mais leitos para pessoas acometidas com covid-19. Segundo o presidente executivo da empresa, Jorge Pinheiro, há negociações de arrendamento em curso em todo o Brasil. “Ao avaliar um cenário mais desafiador pela frente, que temos a confiança de que não vai acontecer no Brasil, como em outros países da Europa, decidimos fazer reservas que nos deem a capacidade de ampliar quantidade leitos, caso haja necessidade”, explica.

No Ceará, a parceria está sendo fechada com o Hotel Sonata de Iracema. A negociação foi confirmada pela pela proprietária, Ivana Bezerra Rangel. “Será inicialmente por 45 dias, estamos agora nos processos burocráticos e contratuais”, afirma. “A estrutura que o hospital precisa já está pronta, serão usados os apartamentos do próprio hotel”, afirma Ivana. O equipamento possui 117 quartos que, na configuração de hotel, comportam até 208 leitos.

Segundo Pinheiro, com base nas projeções no aumento no número de casos, a empresa chegou à conclusão de que precisa abrir novos leitos além dos já disponíveis nos 39 hospitais próprios no Brasil. “Estamos muito confiantes de que não haverá necessidade, mas estamos agindo de forma preventiva”, conclui.

Isolamento e máscara
Durante live com empresários promovida pelo Lide Ceará ontem (8), a infectologista e oncologista Nise Yamaguchi, ferrenha defensora da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, apontou condicionantes para que as atividades econômicas voltem à normalidade. “Isolamento horizontal para todos sob risco, testagem maciça, detecção precoce, ver que são os imunizados, tratamento imediato, o fluxo tem que estar treinado e aí sim começar a sair, usando Inteligência Artificial pra saber onde e como tomar as atitudes. E máscara, para todo mundo”, recomenda.

Aniversariante do dia
Há exatos 55 anos foi constituída no Ceará a primeira Companhia Docas do Brasil, responsável pelo Porto do Muncuripe. Atualmente presidida por Mahyara Chaves – única mulher a comandar uma empresa do gênero – a companhia cresceu 188,96% em 2019 e atualmente está em processo de seção de três áreas não operacionais e implementando o Plano de Modernização da Gestão Portuária e, Neste ano, passou a movimentar cargas como minério de ferro e gesso. “Estamos no caminho certo. As conquistas já alcançadas dão respaldo para essa afirmativa e nos motiva, diariamente, a envidar esforços pela sustentabilidade financeira da companhia e pela atração de novos negócios”, comemora a gestora.

Comida em casa
As incrições para empresas fornecedoras do projeto “Comida em Casa”, da Prefeitura de Fortaleza, encerram hoje (9), no site comidaemcasa.fortaleza.ce.gov.br. A partir de um Edital de Chamamento Público que prioriza fornecedores locais na compra de insumos para 138 mil cestas que serão distribuídas para famílias prejudicadas pela quarentena.

Centro Fashion
O Centro Fashion Fortaleza ratifica que, sensível aos impactos provocados ao comércio devido ao período de quarentena, decidiu que os lojistas/feirantes ficam isentos de pagar o valor referente ao aluguel durante todo o período de fechamento. Fica mantida apenas uma taxa mínima referente aos custos de limpeza, conservação, segurança, dentre outros.

Sest Senat promove última etapa de mobilização hoje
A última etapa da mobilização nacional de conscientização para prevenção da covid-19 para trabalhadores do segmento de logística, organizada pelo Sest Senat, será realizada hoje (9), até meio dia, no km 19 da BR 222. A entidade, dirigida no Ceará por Chiquinho Feitosa, vai distribuir kits de higiene composto por álcool em gel, máscara e sabão, e kits de alimentação. A ação visa conscientizar, principalmente motoristas, sobre boas práticas para evitar contaminação.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS