Economia

Habitat da Inovação, do Senai-CE, terá empresas residentes até julho

Edital para seleção de empresas residentes será lançado em junho. Unidade vai mapear problemas da indústria cearense e ajudá-la a encontrar soluções por meio da inovação

Paulo André Holanda, diretor regional do Senai (Foto: Divulgação)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

O Habitat da Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai/CE) começará a receber empresas até julho, adiantou o diretor regional do Senai, Paulo André Holanda. O edital de seleção será lançado no mês que vem para, inicialmente, até cinco empresas residentes. A unidade, situada no Instituto Senai de Tecnologia – IST em Maracanaú, será destinada a grandes empresas de qualquer setor com o objetivo de desenvolver projetos inovadores que possam contribuir com a indústria cearense.

O IST conta com uma infraestrutura de prototipagem, usinagem, impressoras 3D, laboratórios de química, metrologia, tintas entre outros, além do Núcleo de Inovação Tecnológica –NIT. Com este modelo, a unidade chega para complementar o ambiente de inovação cearense, como explica Tarcísio Bastos, gerente de Inovação e Tecnologia do Senai/CE.

“Nos hubs, de maneira geral, você tem startups residentes. Nós vamos colocar empresas de grande porte, elas terão como contrapartida uma quantidade específica de projetos de inovação, com open innovation (chamadas para que a sociedade apresente projetos inovadores a serem financiados por editais de inovação e incorporados pela empresa) ou com contratação direta”, explica Holanda.


Desenvolvimento de ideias
De acordo com Paulo André Holanda, o principal objetivo do Habitat da Inovação é criar um ambiente colaborativo para encontrar soluções que contribuam com o desenvolvimento local. Este ambiente, baseado em um tripé composto pelo poder público, academia e setor produtivo, será voltado para o desenvolvimento conjunto de ideias. Além disso, a unidade do IST mapeará os desafios da indústria cearense para ajudá-la a encontrar soluções inovadoras, focadas na produtividade, crescimento e competitividade do setor industrial do Estado.

Voos EUA
O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, que também participou do anúncio, acredita que, até outubro, será possível retomar gradativamente os eventos presenciais no Estado, a partir do avanço do processo de vacinação contra a covid-19 no Brasil. Segundo Arialdo, o Ceará negocia com duas companhias aéreas a criação de duas rotas entre Fortaleza e Estados Unidos. 

Miami ou Orlando
“Assim que abrir (as fronteiras para brasileiros) os Estados Unidos, temos o compromisso de duas companhias de iniciar voos diários de Fortaleza para Orlando ou Miami”, afirmou Arialdo Pinho. “Os voos para os Estados Unidos hoje são ‘exportativos’, mas estávamos trabalhando os destinos para que esses voos fossem ‘importativos’ e vínhamos conseguindo bons resultados”, afirmou.

Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Ceará (Foto: Tapis Rouge)

Abav Expo 2021 será no Ceará
Considerada a principal feira de turismo do Brasil, a Abav Expo 2021 será realizada em Fortaleza, de 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará e em hotéis da cidade, onde ocorrerão rodadas de negócios. Fruto de parceria entre a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) e a Secretaria Estadual de Turismo do Ceará (Setur), o evento ocorria em São Paulo, desde 2013. A partir de 2022, a Abav fará duas feiras por ano: uma fixa, em março, na capital paulista, e uma itinerante, no segundo semestre. Para 2022, o evento deve continuar no Nordeste. “Era um sonho antigo, ter dois eventos e um deles itinerante e encontramos os parceiros perfeitos. Vamos abrir a porta para a retomada”, disse a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, durante coletiva de imprensa.

Rômulo Férrer, integrante da primeira temporada do reality Shark Tank Brasil, co-fundador da Corujei e CEO da Vent7 Inovações (Foto: Divulgação)

Oportunidades empreendedoras
A Junior Achievement Ceará vai promover uma série de lives sobre educação empreendedora voltadas para alunos do Ensino Médio. A primeira, na quinta-feira, 13, às 17h, será com Rômulo Férrer, integrante da primeira temporada do reality Shark Tank Brasil, co-fundador da Corujei e CEO da Vent7 Inovações. Férrer e Vaneska Silva e Eduardo Alves, jovens empreendedores egressos de escolas estaduais de educação profissionalizante da rede estadual do Ceará, vão falar sobre Oportunidades Empreendedoras – Jovens com um propósito.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS