Economia

Grandes personalidades da indústria cearense são homenageadas pela Fiec com Medalha do Mérito Industrial

A condecoração representa a mais alta distinção concedida pela FIEC
Catharina Queiroz
economia@ootimista.com.br

Foto: Delano Soares

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou, nesta quinta-feira, 09, a celebração anual do Dia da Indústria, marcada pela entrega da Medalha do Mérito Industrial. A condecoração representa a mais alta distinção concedida pela FIEC. Este ano, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, também comanda a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Durante seu discurso de abertura da solenidade, Ricardo Cavalcante pediu um minuto de silêncio em solidariedade a todas as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Em seguida, o presidente da Fiec enalteceu a importância da Indústria cearense, como forte, inovadora e consciente do seu papel na sociedade, mesmo em tempos de transformações tão intensas.

“Uma indústria que contribui para elevar o nosso ativismo em relação ao futuro. Somos um setor produtivo com maior capilaridade do tecido socioeconômico. O resultado do nosso esforço criativo e da nossa capacidade de trabalho se faz presente em todos os espaços onde há interação humana. Desde os primeiros passos que damos, todas as nossas experiências de vida têm a marca da indústria. Estamos na alimentação, na educação, na saúde, no lazer, no vestir, no ir e vir do cotidiano das pessoas”, reforça.

Ricardo destaca as centenas de milhares de empregos gerados pelas unidades-fabris do Ceará, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e econômicas. Divulgou dados da CNI, que demonstram que o setor é responsável direto por 21,2% de todos os empregos formais gerados no Brasil, participa com 25,5% do PIB nacional, contribui com 34,8% da arrecadação dos tributos federais e responde com 66,6% das exportações de bens e serviços do Brasil.

“Sai da indústria 66,8% de todo o investimento empresarial brasileiro em pesquisa e desenvolvimento e aqui no Ceará não é diferente. O observatório da indústria da FIEC nos mostra que o setor industrial cearense responde com 20,5% do PIB estadual. A nossa indústria participa com 23% de toda a arrecadação do ICMS e com 84% das exportações do Estado”, comemora.

Seguindo a programação, Ricardo Cavalcante apresentou cada um dos homenageados, ressaltando o profissionalismo, o lado humano e a dedicação incessante de cada um pelo desenvolvimento da indústria cearense. Os agraciados também aproveitaram o momento para reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pela Fiec dentro do setor industrial.

Os industriais e executivos são homenageados por suas significativas contribuições ao progresso da indústria cearense. Conheça melhor as personalidades agraciadas na Festa da Indústria deste ano:

Aline Telles Chaves – Presidente do Grupo Telles

– Medalha do Mérito Industrial 2023 (FIEC)

Aline Telles Chaves, presidente do Grupo Telles, tem mais de 25 anos de carreira dedicados ao crescimento e inovação das empresas do grupo. A executiva está à frente do grupo que é formado por sete empresas em diferentes segmentos – Naturágua água mineral, Yplastic, Santelisa Embalagens, Agropaulo, Ceará Mirim, Ypetro, e iPark Complexo Turístico. Sua expertise abrange planejamento estratégico, gestão dos negócios, projetos de inovação e sustentabilidade, contribuindo para o sucesso contínuo do Grupo Telles, a mais antiga empresa familiar do Brasil.

Ricardo Steinbruch – Presidente do Conselho de Administração da Vicunha e atual Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT)

-Medalha da Ordem do Mérito Industrial 2024 (CNI)

Ricardo Steinbruch, bacharel em Administração pela FGV, é uma figura de destaque na Indústria Têxtil, com mais de 40 anos de experiência. Atua como Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Têxtil, e desempenhou papéis-chaves em órgãos como CSN e Banco Fibra. Além de seu compromisso com o setor, Steinbruch contribui ativamente para causas culturais, sendo Patrono do Masp e Museu Reina Sofia, e membro de conselhos de instituições como ICESP e Pinacoteca.

Mário Araripe – Sócio-Fundador da Casa dos Ventos

– Medalha do Mérito Industrial 2024 (FIEC)

Mario Araripe é sócio-fundador da Casa dos Ventos, maior referência em energia renovável no Brasil, responsável por 1/4 de todos os projetos eólicos, e protagonista da transição energética que irá acelerar a reindustrialização do país. Araripe criou a companhia em 2007, se consolidou como líder no mercado, atuando de forma verticalmente integrada em todos os segmentos de energia renovável. Além do setor de energia, Araripe também conta com passagens exitosas nos setores: têxtil, construção civil, financeiro e imobiliário.

Deusmar Queirós – Fundador da Pague Menos

– Medalha do Mérito Industrial 2024 (FIEC)

O empreendedor cearense Francisco Deusmar Queirós nasceu em 1947, em Amontada. Formado em Economia pela UFC, ampliou seus conhecimentos nos EUA. Montou a Diretoria de Operações da Bolsa de Valores do Ceará e fundou a PAX Corretora de Valores, em 1977. Em 1981, inaugurou as Farmácias Pague Menos em Fortaleza, transformando-a numa gigante nacional com mais de 26 mil colaboradores e 1.650 pontos de venda, sendo a única varejista presente em todos os estados brasileiros e no DF.

Lourival Tavares – Presidente do Grupo Tavares e Cerâmica Assunção

– Medalha do Mérito Industrial 2024 (FIEC)

Lourival Assunção Tavares, presidente do Grupo Tavares e Cerâmica Assunção, é um empresário dedicado à promoção da sustentabilidade. Com cinco décadas de foco na fabricação sustentável de cerâmicas vermelhas no Grupo Tavares, ele gerencia um diversificado portfólio de produtos, destacando-se pela ênfase no meio ambiente e na redução de resíduos em obras.

Cristiano Maia – Presidente do Grupo Samaria

– Medalha do Mérito Industrial 2023 (FIEC)

Cristiano Maia é um empreendedor visionário, atuando como engenheiro, construtor de estradas, industrial, criador de cavalos, agricultor, pecuarista e o maior carcinicultor do Brasil. Como controlador do Grupo Samaria, lidera um conglomerado de empresas que operam em diversas áreas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Roberto Pessoa – Prefeito de Maracanaú e Presidente e Fundador da Emape

– Medalha do Mérito Industrial 2023 (FIEC)

Roberto Soares Pessoa, nascido em Fortaleza, é um político e empresário brasileiro com trajetória diversificada. Inicialmente formado em contabilidade e economia, presidiu a Associação Cearense de Avicultura em 1967. Roberto Pessoa entrou na vida pública como deputado estadual no ano de 1990, quando obteve a terceira maior votação no Estado do Ceará à Assembléia Legislativa. A partir daí, construiu uma trajetória sempre vitoriosa.

Entre as atividades sindicais, representativas de classe e associativas Roberto Pessoa foi diretor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Sindicato de Rações Balanceadas, Federação da Agricultura, Sindicato Rural de Tianguá, presidente da Associação Cearense de Avicultura, da Associação Nordestina de Avicultura e da União Brasileira de Avicultura, sendo o único nordestino a presidir a entidade até hoje.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS