Economia

Fortaleza terá 40 novos pontos do Wi-For 

Com a expansão, programa coordenado pela SDE terá 101 pontos da cidade oferecendo internet Wi-Fi gratuita

Rodrigo Nogueira, secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (Foto: Tapis Rouge)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Ação que leva internet gratuita a espaços públicos de Fortaleza, o Programa Wi-For será expandido para mais 40 pontos, chegando a 101 áreas com wi-fi liberado. A inscrição de empresas interessadas em explorar o serviço pode ser feita no site da Prefeitura, até o dia 17 de maio (um dia antes da abertura das propostas). Lançado na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), o programa coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) soma 608.178 utilizações do serviço até dezembro de 2020 e 95 mil usuários cadastrados. De acordo com o titular da pasta, Rodrigo Nogueira, o intuito é levar internet gratuita e de qualidade às pessoas de todas as classes sociais e “dar chance de promover a inclusão digital”.

“A empresa que ganhar, irá instalar o serviço Wi-Fi e poderá explorar a publicidade nos locais de conexão. Com isso a Prefeitura de Fortaleza oferecerá um serviço de internet de qualidade, sem ter custo para o Município”. A escolha prévia dos espaços foi feita previamente pela  Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) – são eles: calçadão da Praia do Futuro; o Pólo Gastronômico da Varjota; a Av. Monsenhor Tabosa e a Praça Val Paraíso, no Palmeiras –  mas a empresa escolhida poderá sugerir outros locais.

O que os investidores querem?   
Durante o painel “Startups – o que os investidores querem”, que integra a programação do Prêmio Otimista de Inovação, o diretor de Investimentos da Dupar e Conselheiro do Ninna Hub, Francisco Holanda, ressaltou que “o investidor procura em uma startup o que ela resolve, em termos de dor, que tenha um tamanho de mercado considerável, que seja capaz de tracionar”. “Cada investidor tem seu foco específico, mas antes de tudo, o investidor busca identificar a cabeça do empreendedor, a capacidade de entrega dos projetos que ele apresenta”, ensinou.

Impacto
Sócio da In3citi, Haroldo Rodrigues também participou do encontro e ressaltou que os benefícios socioambientais são aspectos cada vez mais procurados por empreendedores. Ele afirma que passaram a ser observadas “as relações de desigualdades, de assimetrias que esses negócios provocam em termos de mudanças e transformações das pessoas e seus territórios, isso está ligado com a nova economia”.

Capacidade
O outro participante, Francisco Morel, sócio da Astor Capital, lembrou que “quando se investe em startups, na maioria das vezes se olha para o futuro, a capacidade de execução. Os bons projetos têm empreendedores com iniciativa, para buscar o que efetivamente foi vendido para os investidores. O investidor precisa ter esse olhar na capacidade de execução dos empreendedores”.

Sarto Nogueira, prefeito de Fortaleza (Foto: Tapis Rouge)

Refis Covid é lançado em Fortaleza
O Programa de Recuperação de Créditos Tributários e Não Tributários (Refis Covid), lançado pela Prefeitura de Fortaleza visa minimizar os efeitos econômicos da pandemia da covid-19. Podem participar contribuintes com débitos contraídos até 31 de dezembro de 2020, e os descontos em juros e multas chegam a 100%. A negociação pode ser feita pelo site da Prefeitura. O prazo de pagamento de débitos com a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) e Procuradoria Geral do Município (PGM) foi prorrogado por 60 dias e as tarifas de preços públicos de 4.645 permissionários do comércio ambulante foram prorrogadas. O Refis Covid também inclui a negociação de multas e juros de infrações de trânsito, urbanística, sanitária e ambiental.

 

Jorge Pinheiro, presidente da Hapvida (Foto: Divulgação)

Hapvida lança clube de vantagens
O Sistema Hapvida lançou nesta segunda-feira, 3, o Hapvida Clube de Vantagens. A plataforma funciona como um superclube de descontos em produtos e serviços de saúde, beleza, viagens, alimentação, entretenimento, transportes, entre outros segmentos. Os descontos podem chegar a 60%. A adesão e a relação de parceiras – já estão associadas  empresas de todo o Brasil – já está disponível no portal do clube e no aplicativo Hapvida.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS